• Definida empresa que ficará responsável pela reforma e restauração do Theatro D. Pedro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/07/2019 11:20

    A empresa Studio G apresentou o menor preço para as obras de reforma e restauração do Theatro D. Pedro na licitação realizada nessa quinta-feira (04.07), no Centro Administrativo da prefeitura e venceu o pregão. As obras vão custar R$ 1.686.000,00 e devem começar já no segundo semestre desse ano. A maior parte do recurso é proveniente de emendar parlamentar destinada à recuperação do teatro, que é um dos principais equipamentos culturais do município. O valor teto foi de R$ 1.993.927,68 e a licitação foi concluída por 15% a menos do que o previsto. O prédio não passava por grande reforma desde 2003.

    Após a assinatura do contrato e a ordem de início de serviços, a empresa tem o prazo de até 180 dias para executar a obra. A expectativa é de que fique pronta no primeiro semestre do ano que vem. No projeto está previsto a revitalização da infraestrutura do prédio histórico, como a revisão das instalações elétricas, recuperação do sistema de ar condicionado, adequação para acessibilidade, conserto de infiltrações, entre outras melhorias. Além disso, a obra contempla a implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e pânico. Duas empresas participaram da tomada de preços.

    “O Theatro D. Pedro é um dos principais equipamentos culturais do município. Palco de muita história e que há anos não passava por uma grande obra. É um patrimônio da cidade que agora estamos garantindo sua preservação”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.  “Além disso, é uma forma de fomentarmos também a cultura em Petrópolis, que tem o Theatro D. Pedro como um dos seus principais palcos, por onde já passaram grandes nomes”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

    Inaugurado em 2 de janeiro de 1933 pela família D'Ângelo, atualmente, o teatro conta com 500 lugares divididos em platéia, balcão e camarotes. O teatro foi construído unindo estilos arquitetônicos e decorativos de art-nouveau e art déco. A decoração interna reúne estilos geométrico, mitológico e futurista, como flores com corolas viradas para baixo. O espaço passou por pequenas intervenções também entre os anos de 2009 e 2011.

    Últimas