• Defesa Civil registra 43 ocorrências em dois dias de chuva na cidade; equipes atuam com reforço no efetivo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2021 11:59
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias continuam de prontidão para o atendimento das ocorrências registradas em diferentes pontos da cidade, após a chuva desta madrugada. A maior parte dos 35 registros de hoje, dia 18, é de deslizamentos, com 20 registros, além de: oito avaliações estruturais; dois casos de queda de árvore; um risco de queda de poste; um alagamento; uma inundação; e dois registros de infiltrações. Ao todo, até o momento, sete casas foram interditadas, deixando 25 pessoas desalojadas, que se deslocaram para casa de familiares.

    No Quitandinha, dois moradores da Rua Dr. Thouzet foram orientados a saírem da residência. O mesmo ocorreu com outras duas pessoas que tiveram a casa afetada no Morin. Na localidade do Provisória, cinco pessoas foram encaminhadas para casa de familiares. No Retiro, um deslizamento atingiu um terreno com cinco moradias. Em vistoria da equipe, os 16 moradores de quatro casas foram retirados do local interditado. Em uma das casas, o atendimento não foi possível, pois os moradores não foram encontrados.

    Equipes da Defesa Civil também foram acionadas para o atendimento à ocorrência no Duarte da Silveira.
    Foto – Divulgação PMP

    “Nossas equipes operacionais e de engenharia estão atuando em conjunto com a Assistência Social, o que tem agilizado o atendimento às famílias que tiveram suas casas afetadas. Vamos continuar com o reforço em nossas estruturas e pedimos que a população não se coloque em risco. Ao sinal de qualquer instabilidade, liguem para o 199”, reforça o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

    Houve inundação na Rua Coronel Veiga durante boa parte da noite, o que deixou a via interditada. Pelo Centro, na Rua Alfredo Pacha, no Quitandinha, na Rua São Salvador, no Valparaíso e na Rua Brigadeiro Castrioto, no Provisória as equipes atuaram em situações de riscos estruturais nas vias, postes e muros.

    A Rua Coronel Veiga, devido à chuva que atingiu a cidade nesta madrugada, ficou interditada.
    Foto – Divulgação PMP
    Registro de deslizamento na Rua Ferreira Barcelos, no Retiro.
    Foto – Divulgação PMP

    Com a permanência da chuva e aumento do número de ocorrências, a Defesa Civil recebeu o reforço de equipes de Assistência Social para o atendimento de famílias que tiveram as casas afetadas com os deslizamentos. Para dar suporte aos chamados, houve acréscimo de viaturas de outras áreas de governo como as da Secretaria de Serviço, Segurança e Ordem Pública, da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional e do Gabinete da Prefeitura. A previsão é de permanência de chuva para este sábado. Até o momento, o maior acumulado de chuva foi registrado no Independência-Taquara com 152.6 mm/24h, 187.4 mm/48h, 187.8 mm/72h, 202.4 mm/96h.

    **Matéria atualizada com novas informações da Defesa Civil, às 16h07.

    Últimas