• Defesa Civil registra 39 trotes de um mesmo número e aciona a polícia

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  • 08/06/2017 09:50

    A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias recebeu, em um único mês, 39 ligações de um mesmo número, em São José do Vale do Rio Preto, com “brincadeiras” e ofensas aos atendentes. A origem da chamada foi identificada pelo novo sistema contra trotes instalado pelo órgão, que está em fase de testes. Os casos, que se destacam entre as 945 chamadas atendidas pela secretaria no período, serão denunciados à polícia. 

    Para tentar reduzir o número de trotes, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias passou a gravar as ligações. “O programa ainda está em fase de testes, justamente para adaptarmos aos nossos problemas. Solicitamos a gravação das chamadas para termos como provar a recorrência das ligações e, em casos mais extremos, solicitarmos o corte da linha na justiça”, explica o secretário, coronel Paulo Renato Vaz. 

    Em janeiro, um balanço realizado pela Defesa Civil mostrou que houve um aumento no número de trotes em comparação com o mesmo período no ano passado. Foram 147 ligações recebidas eram desse tipo, o que representou quase 20% do total. No mesmo mês de 2016, foram 122 trotes. Segundo o diretor do Departamento Técnico e Operacional da Defesa Civil, Ricardo Branco, os prejuízos para o órgão são enormes. 

    “As linhas ficam ocupadas e podemos até deslocar uma equipe para o local sem necessidade. Imagina o prejuízo para quem precisa, de fato, da Defesa Civil? ”, questiona o diretor. Ricardo Branco ainda comentou sobre as falsas chamadas usadas para ofender os atendentes da Defesa Civil. “A maioria dos trotes são ofensas para os nossos atendentes. Além de tumultuar o nosso trabalho, pode prejudicar quem precisa de atendimento. Contamos também com o apoio da população para que isso não aconteça”, disse.

    A instalação do novo sistema contra os trotes foi possível graças à parceria da Defesa Civil com a empresa Gridlab, que também é responsável pela manutenção das sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os empresários disponibilizaram o serviço de maneira gratuita. “O programa está em fase de teste, já que precisamos ver os resultados na prática. É importante que o nosso atendimento seja realizado da melhor maneira possível, com o máximo de precisão”, completa o secretário Paulo Renato Vaz.


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