Defesa Civil passa a contar com meteorologista e vai instalar piezômetros para o monitoramento das chuvas
A Defesa Civil (DC) passa a contar a partir desta terça-feira (5), com um meteorologista que vai emitir boletins diários sobre o clima e embasar a tomada de decisão para o acionamento das sirenes. Essa é a primeira vez que o órgão conta com um profissional desse tipo. Além de um meteorologista, a DC também contratou mais um geólogo e um geógrafo.
“Com essa equipe técnica vamos trabalhar para atualizar os protocolos de acionamento de sirene, no monitoramento, na emissão de alertas e na redução de riscos. Através dessa análise técnica dimensionaremos os protocolos e a implementação de novas tecnologias”, disse o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.
Além dos técnicos, a DC também irá implantar piezômetros (usado para mensurar a pressão da água no solo, rochas, fundações entre outros). Segundo o tenente-coronel, os novos equipamentos também irão ajudar no monitoramento das chuvas. “O piezômetro é usado para medir a quantidade de água infiltrada no solo e com isso vamos conseguir fazer uma leitura melhor dos riscos de escorregamentos”, explicou Gil Kempers.
O tenente-coronel disse que esses equipamentos faziam parte do Sistema de Alerta de Chuvas instalado pelo governo do Estado em 2013, após a tragédia das chuvas em 2011,na Região Serrana. “O projeto teve que ser interrompido quando retornei ao Corpo de Bombeiros e a intenção, agora, é instalar esses equipamentos aqui em Petrópolis”, ressaltou.
Kempers informou que inicialmente será um projeto piloto em parceria com a empresa que faz a manutenção das sirenes.