Defesa Civil mantém casas e escola no Contorno interditadas
A Defesa Civil (DC) manteve a interdição das 51 casas e da Escola Leonardo Boff na região do Contorno, às margens da BR-040, na altura do quilômetro 81. A DC analisou os laudos entregues pela Concer – concessionária que administra a rodovia – no dia 31 de agosto e entendeu que as alegações dos engenheiros e técnicos contratados pela concessionária foram insuficientes e não garantem a segurança do local. Em nota, a Concer informou que não se manifestará sobre o assunto.
Leia também: Laudos da Concer garantem a segurança de 24 casas no Contorno
Nessa terça-feira (18), a DC entregou o relatório que mantém as interdições à Concer, ao Ministério Público Federal (MPF), à Polícia Federal (PF) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). No documento, a Defesa Civil solicita à concessionária que apresente laudos que garantam a segurança das casas e da escola, assim como o acesso à comunidade.
Leia também: Defesa Civil entrega nota técnica sobre laudos de vistorias nas casas do Contorno
A DC também requer que a Concer faça o monitoramento da região até que as obras da construção da nova subida da serra, incluindo o túnel, estejam concluídas. No relatório, a Defesa Civil questiona o motivo pelo qual a Concer só apresentou laudos de 26 casas da região, uma vez que na comunidade existem 51 moradias, além da escola.
A interdição dos imóveis na comunidade do Contorno completou 10 meses. A medida foi adotada pela Defesa Civil depois que uma cratera se abriu às margens da rodovia, engolindo uma casa e destruindo parcialmente outras duas. Desde então, a Concer paga um auxílio aluguel no valor de R$ 1 mil para cada família. Além disso, alugou um imóvel que está abrigando os alunos da Leonardo Boff.
Leia também: Concer cancela demolições de casas às margens da BR-040 que estavam previstas para a próxima semana