• Defesa Civil interdita calçada do INSS

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/01/2016 18:30

    Por volta das 13h30 de hoje, parte do reboco do edifício onde funciona o INSS, localizado na Rua Barão de Tefé, n° 120, desprendeu-se e por pouco não atingiu pedestres que passavam na calçada. O local é conhecido pela grande circulação de pessoas, tendo em vista que ônibus de diferentes linhas param ali. O espaço foi interditado logo depois do acidente pela Defesa Civil. Um pouco depois funcionários do INSS aumentaram a área interditada, por acreditarem que o lugar ainda oferecia riscos. 

    A medida, apesar de preventiva, foi criticada por alguns pedestres, que afirmaram que ao aumentar a área interditada e impedir por completo a passagem de pessoas por ali muitos passaram a andar no meio da rua, junto aos carros. De acordo com funcionários do INSS, que preferiram não se identificar, há cerca de quatro anos existe um projeto de revitalização da fachada do prédio, porém a verba necessária para realizar a obra ainda não foi liberada. Na lateral do edifício a falta de manutenção é nítida. Em diversos pontos o reboco já se desprendeu e existem sinais de infiltrações.

    Quem assistiu a toda a cena afirma que intervenções precisam ser feitas com urgência no local. “Na hora que o reboco caiu fez muito barulho. Foi realmente muita sorte não passar ninguém na hora. Mas o que me chamou atenção mesmo é que quando agentes da Defesa Civil chegaram, antes mesmo de interditarem a área, varreram parte do reboco que tinha ficado na marquise, podendo atingir novamente um pedestre. Na minha opinião, isso foi muito arriscado”, disse o advogado Rodrigo Sampaio.

    Já o funcionário público Carlos Marcolino reclamou da interdição feita por funcionários do INSS. “Sei que a intenção deles deve ter sido a de ajudar, mas a Defesa Civil já havia feito o trabalho dela e deixou um cavalete nas duas pontas da calçada, que foi interditada, justamente para que os pedestres tivessem por onde circular sem riscos de atropelamentos. Agora veio um homem e passou uma fita impedindo essa passagem e forçando as pessoas a atravessar para a Praça do Bosque para depois atravessarem de volta para o ponto de ônibus. Isso prejudica pessoas como eu, que são deficientes físicas, idosos e mulheres com carrinhos de bebê”, considerou.

    E foi justamente isso que a equipe da Tribuna de Petrópolis flagrou em poucos minutos. Muitas pessoas circulando em meio aos carros para chegar ao ponto de ônibus. Um dos pedestres chamou ainda mais a atenção, por se tratar de um senhor de bengala e com muitas dificuldades de locomoção, que também preferiu não atravessar a rua. “Além de todo esse risco, a situação no ponto vai ficar caótica com a volta às aulas na próxima semana. Normalmente isso aqui é um caos, interditado, então, será um verdadeiro problema”, salientou a comerciante Amanda Amorim.

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informa que parte do reboco da fachada do prédio do INSS caiu sobre a marquise no início da tarde desta segunda-feira. Agentes foram ao local e interditaram, preventivamente, a calçada em frente ao prédio, no lado do Bosque do Imperador. O acesso ao prédio pode ser feito pela Rua Barão de Tefé. O INSS foi notificado a induzir a queda do reboco que está solto e a apresentar um laudo técnico indicando a falta de risco de novas quedas.

    Últimas