• Defesa Civil interdita 20 casas na Comunidade do Frias, em Corrêas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/09/2019 14:00

    A Defesa Civil interditou 20 casas na Comunidade do Frias, em Corrêas, onde na noite da última quarta-feira um desplacamento de pedras assustou os moradores. Os imóveis estão em um raio de 160 metros a partir da base da pedreira. Segundo técnicos da Defesa Civil, a interdição é necessária porque não há como garantir a estabilidade do maciço, ou seja, não há como afastar a possibilidade de novos deslizamentos. 

    Ontem, moradores de imóveis mais próximos da área onde as pedras pararam estavam com medo. As casas ficam no final de uma escadaria a cerca de 300 metros do ponto onde as pedras ficaram. “O barulho foi bem alto e a preocupação era que as pedras atingissem as casas. Não é a primeira vez que isso acontece”, disse a dona de casa Marilza de Almeida. Há 16 anos, ela vive na comunidade, em um imóvel a cerca de 700 metros do local a Defesa Civil encontrou as pedras que caíram do alto da pedreira. Segundo ela, há dois anos aconteceu o primeiro rolamento e uma casa chegou a ser interditada.

    “Olhando daqui parece que pode ocorrer mais deslizamentos. Dependendo da quantidade de pedras que descerem e da força com que elas vierem, podem atingir todo mundo aqui embaixo”, alertou a moradora. A comunidade fica abaixo de uma pedreira e o local onde as pedras pararam é de mata. Cerca de 300 metros abaixo desta área de vegetação estão localizadas as casas da comunidade. 

    A encosta apresenta rachaduras e de longe é possível ver o ponto exato de onde ocorreu o desplacamento. No alto da pedreira, também existe uma nascente que abastece a comunidade. No paredão é possível ver os canos de água que descem até as moradias. 

     

    Últimas