• Defesa Civil fará simulado de acionamento de alerta de risco com apitos, no Floresta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2021 10:42
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A comunidade do Floresta será a primeira a contar com o Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos, no próximo sábado, dia 27. Na ocasião, será realizado um simulado com os moradores com o uso de apitos. Nesta semana, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias fez a instrução com os moradores para o uso do apito como instrumento de sinalização em situação de emergência com a ocorrência de chuvas. Após essa etapa será feita a demarcação com pintura de rota de fuga segura até locais seguros.

    Agentes da Defesa Civil fizeram análise técnica para identificar as áreas de risco na localidade, identificaram a rota de fuga segura até o ponto de apoio para acolhimento dos moradores em dias de chuva forte e realizaram teste sonoros dos apitos e instruções com os moradores que estruturaram o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) local.

    “Hoje foi dado mais um passo importante para o estabelecimento desse projeto que visa a segurança de moradores, que, a partir desse trabalho passam a ter uma conduta voltada para a prevenção e identificação de riscos. Nosso objetivo é contribuir para tornar a comunidade mais resiliente, capaz de atuar em situação de risco e salvar vidas”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.

    O projeto está sendo implantado com o apoio do Rotary Club, que está subsidiando a obtenção de itens necessários para o funcionamento do sistema com os apitos, lanternas, capas de chuva e coletes de identificação dos voluntários.

    “É um projeto de extrema relevância pois atinge diretamente a vida dessas pessoas, com um viés de segurança e de prevenção, nos deparando, ainda, com uma infinidade de necessidades da população. Esse trabalho amplia a visão do quanto podemos fazer. O Rotary visa transformar vidas e fazer a diferença onde ele está. Nessa comunidade, acho fundamental essa parceria com a Defesa Civil. Hoje estamos com esse compromisso, de unir forças com as organizações”, destacou o diretor de projetos comunitários do Rotary, Dagmar Lima de Sena.

    Últimas