• Defesa Civil destaca necessidade de ações preventivas contra desastres

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2017 11:05

    O secretário municipal de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz, ao apresentar o Plano Municipal de Contingência, na tarde de ontem, no Theatro D. Pedro, disse que neste momento a Prefeitura trabalha com um plano que recebeu da administração municipal anterior e que vem sendo reformulado. O secretário ressaltou que é preciso desenvolver na cidade a cultura preventiva. Para justificar sua afirmação, apresentou duas fotos do Rio Piabanha, uma com uma geladeira e garrafas pets e outra com barris, do inicio do século 19, frisando que foram tiradas em épocas diferente mas sempre com lixo no rio, após a chuva.

    O prefeito participou do inicio da apresentação do Plano de Contingência, quando reafirmou o seu compromisso de trabalhar para melhorar a cidade e garantir que os petropolitanos sejam atendidos com toda estrutura nos momentos de desastres naturais. Bernardo Rossi ressaltou a importância dos funcionários das secretarias, principalmente da Saúde e Defesa Civil.

    “Se todos trabalharem pela prevenção, quem ganha é a população, por isso acredito nas ações que estão sendo desenvolvidas pelos secretá- rios de Defesa Civil e Saúde”, disse o prefeito.

    O secretário de Defesa Civil disse que a prevenção é a principal meta da Secretaria e por isso vai elaborar com   alguns meses de antecedência o Plano de Inverno e, durante o segundo semestre, o Plano Verão de 2018. “Não podemos trabalhar apenas sobre os efeitos da chuva, mas com prevenção”, frisou o secretário de Defesa Civil.

     O Plano Verão visa a prevenção com relação ao deslizamento de terra, inundações, rolamento de rocha e vendavais, frisando que está aumentando a quantidade de raios na cidade, o que também começa a preocupar, devido às consequências desse fenômeno. “É preciso deixar claro que este plano é da cidade e não da Defesa Civil. Recebemos um plano pronto e estamos otimizando o material que nos foi passado durante a transição, mas, é importante deixar claro que o plano de contingência foi elaborado pela Defesa Civil de Petrópolis”, disse o secretário. 

    Paulo Renato Vaz disse que está fazendo um recadastramento dos pontos de apoio nas comunidades e que os endereços de todos eles serão anunciados na próxima semana. De acordo com o secretário, houve necessidade de trocar alguns, pois não se mostraram eficientes para atender a população. Com relação às sirenes, o secretário comentou que, no dia 10 de janeiro foi realizado um teste em todos os equipamentos e, no dia 11, houve a necessidade de serem acionadas devido à chuva forte.

    Últimas