• Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/01/2022 10:13
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis emitiu, na manhã desta sexta (07), um boletim geológico que aponta alto risco para deslizamento nas regiões do primeiro distrito. A madrugada teve registro de chuva forte, principalmente no Quitandinha, onde o índice pluviométrico atingiu 125,5 milímetros acumulado nas últimas 24 horas. O transbordamento do rio na Rua Coronel Veiga deixou a via interditada durante a manhã. A Defesa Civil registrou 13 ocorrências.

    A previsão é de que a chuva persista ao longo do dia de forma moderada a forte, segundo o boletim meteorológico divulgado pelo órgão. Até a manhã desta sexta, equipes da Defesa Civil atenderam 13 ocorrências, em sua maioria relacionadas a queda de árvores. Foi registrado também deslocamento de pedras na Jacuba, na Posse, mas segundo o órgão, não houve feridos e nem interdição de via.

    Em uma servidão da Rua Coronel Veiga, houve deslizamento de terra e a passagem está interditada. Por volta das 6h, a via ainda estava interditada devido alagamentos em alguns trechos.

    Segundo divulgou a prefeitura, de acordo com o boletim geológico, para o 2º, 3º e 4º distritos os acumulados podem gerar pequenos deslizamentos. Já no 5º distrito, a chuva localizada na região nas últimas 24h, deixa a região com risco moderado para deslizamentos.

    Ainda segundo informações da prefeitura, o setor de monitoramento da Defesa Civil informou que o município está sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que tem como característica a ocorrência de chuva persistente. A previsão de chuva contínua, de intensidade moderada a forte deverá se manter para os próximos dias. Dado este cenário são esperados volumes de chuva significativos para a cidade.

    Últimas