Defesa Civil alerta moradores de áreas de risco
A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias prevê que o tempo instável permanece pelo menos até a próxima quarta-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu nublado se estende até o término de feriado, e as temperaturas serão as mais baixas da semana, variando entre 14°C e 19°C. O índice pluviométrico previsto paraesta terça-feira (20) é de 22 milímetros, e de 35 mm para amanhã (21).
Na segunda-feira (19), o nível pluviométrico em Petrópolis atingiu os 50mm, o maior deste feriado prolongado. A Defesa Civil alerta para o perigo nas áreas de risco, principalmente devido a chuva forte registrada na última semana, que deixaram o solo encharcado. Por conta da previsão de chuva, o contingente de 55 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece de plantão no feriado prolongado.
Todos os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis, segundo a Defesa Civil, estão funcionando. As sirenes são acionadas segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, explica que os responsáveis pontos de apoio estão de alerta caso seja necessário receber os moradores.
Em casos de fortes chuvas e ao sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.
Leia mais: Chuva: Independência registra 68 milímetros nas últimas 24 horas