• Defensoria recomenda criação de hospital de campanha em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/04/2020 17:45

    A Defensoria Pública entregou a Prefeitura nesta segunda-feira (20) um documento com uma série de recomendações e requisições com relação as medidas de prevenção e combate do novo coronavírus. Entre as solicitações está a criação de um hospital de campanha em parceria com o Governo do Estado, a informação diária da quantidade de leitos para tratar os pacientes com suspeita e/ou confirmação da doença, a disponibilização de equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde além de fornecer informações sobre os sepultamentos.

    Leia também: Setor do Turismo já demitiu quase 400 trabalhadores

    “Fixei prazo de 72 horas para que a Prefeitura envie a resposta. Tenho que oportunizar o município a se manifestar. É uma carta de recomendações para o município seguir no combate ao Covid-19”, disse o defensor público Marcílio Brito. No dia 25 de março a Defensoria enviou ao município as primeiras recomendações. A resposta veio no dia 30 e segundo o defensor surgiram novas necessidades diante do avanço da doença. “Por isso fizemos esse segundo bloco de recomendações”, explicou.

    Em relação aos sepultamentos, a Defensoria pede que a Prefeitura treine os coveiros com relação ao uso dos EPIs e os procedimentos do sepultamento diante da possibilidade de infecção. Em um cenário de aumento de mortes, a Defensoria também recomenda ao município que já observe a necessidade de contratação de caminhões frigoríficos ou contêineres frigoríficos para acondicionamento dos corpos.

    A Defensoria também recomenda à Prefeitura que efetive vistorias rigorosas com equipe de saúde multidisciplinar em todos os asilos públicos petropolitanos. Na semana passada um caso de Covid-19 foi registrado em um desses espaços. “Essa carta de recomendação foi um estudo feito por cinco defensores e algumas coisas o município já vem fazendo”, disse o defensor.

    Últimas