• Defensoria recomenda abertura de postos de atendimento e questiona fechamento de leitos para covid

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2021 19:33
    Por Luana Motta

    O 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública em Petrópolis recomendou que a Prefeitura reabra mais postos de atendimento à pacientes de covid-19. O aumento de casos de pessoas com sintomas da doença e o registro de uma morte pela variante Delta na cidade, chamaram a atenção da Defensoria. Hoje, o município só conta com a UPA Cascatinha como porta de entrada para triagem de pacientes com sintomas gripais. A Defensoria também questiona a Prefeitura sobre o número de leitos de UTI e enfermaria para pacientes de covid-19. 

    No documento, as defensoras públicas Renata Duarte Pereira Freire e Silva e Luciana de Almeida Lemos justificam a recomendação com base no Mapa de Risco do Estado do Rio, que classificou Petrópolis na bandeira vermelha, com risco alto de contaminação. Além da circulação da variante Delta no estado do Rio, que em Petrópolis teve confirmação de três casos, sendo um deles uma morte. 

    A Defensoria levantou diversas reclamações que chegaram no órgão e coletadas das redes sociais em que munícipes relatam a necessidade de mais postos de atendimento a pacientes com suspeita da doença. Hoje, o atendimento é feito unicamente na UPA Cascatinha, mais próxima do 4º e 5º distritos. 

    A recomendação pede a Prefeitura que, num prazo de 7 dias, se manifeste sobre a reativação do ponto de triagem na UPA Centro, e solicita que o atendimento seja feito em dias e horários estendidos, para suprir a demanda do primeiro distrito. E recomenda que sejam instalados novos postos de triagem em Itaipava, Pedro do Rio e Posse nestas mesmas condições, para atender os moradores daquelas regiões. 

    Em resposta à Tribuna, a Prefeitura disse que o Departamento Jurídico da Secretaria de Saúde recebeu o documento da Defensoria Pública e encaminhou a demanda aos setores técnicos para avaliação. 

    De acordo com a Secretaria de Saúde, nesta quinta-feira (26), o Mapa de Risco do Estado mostrava que o município estava em risco moderado. E informou que a Secretaria de Saúde segue monitorando diariamente os dados referentes a atendimentos e internações por covid-19 na cidade. Segundo a Secretaria, a disponibilização de pontos de apoio é feita de acordo com a demanda. Em função disso, com a redução de demanda que ocorreu nos meses de junho e julho, a Secretaria fez a readequação, concentrando os atendimentos na UPA Cascatinha. “A Secretaria segue monitorando a demanda, e adotará as providências conforme a necessidade verificada”, informou.

    Defensoria cobra informações sobre o número de leitos de covid-19

    A Defensoria também oficiou a Prefeitura cobrando informações sobre o número de leitos de UTI e enfermaria disponíveis para pacientes com covid-19. O município que chegou a ter apenas 21% de ocupação dos leitos de UTI do SUS no final de julho, um mês depois a taxa de ocupação subiu para 75%. 

    Na semana passada, após a confirmação da morte de uma paciente de 60 anos, que se recusou a tomar a vacina, pela variante Delta, o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho gravou um vídeo fazendo um apelo para que a população se vacine. E afirmou que o município voltou a registrar aumento de casos na porta de entrada a pacientes com sintomas da doença. 

    No documento, as defensoras questionam o motivo da redução de 18  (dezoito) leitos UTI Covid-19, existentes em julho/2021, para os atuais 6 (seis) leitos UTI Covid-19, na Unidade Vermelha da UPA Cascatinha. E pede esclarecimentos sobre os demais leitos ocupados e disponíveis distribuídos em outros hospitais da rede pública e privada. A Secretaria de Saúde tem cinco dias para se manifestar junto ao órgão. 

    Últimas