• Defensoria Pública recomenda que cirurgias de urgência e oncológicas não sejam suspensas durante pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/12/2020 16:48

    O 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, através dos defensores Andréa Carius e Marcílio Brito, enviaram recomendação à Secretaria de Saúde de Petrópolis sobre novas medidas anunciadas pelo município para dar conta do aumento recente no número de casos de covid-19. Na última segunda-feira (7), a prefeitura havia informado que suspenderia, a partir de quarta-feira (9), as cirurgias consideradas eletivas no Hospital Alcides Carneiro (HAC), com exceção dos procedimentos de urgência e emergência, oncológicos e vasculares.

    A orientação dos defensores, no entanto, foi para que a prefeitura não suspendesse, em tempo algum, tanto as cirurgias oncológicas e de urgência, como as eletivas prioritárias. A Defensoria também solicitou ao município que envie, até o próximo dia 15, a listagem dos pacientes oncológicos que aguardam cirurgias, com data do protocolo junto à Secretaria Municipal de Saúde, e a listagem de pacientes com outras cirurgias.

    No documento, os defensores questionam a prefeitura sobre possíveis suspensões de atendimentos ambulatoriais, incluindo consultas, no HAC e nos ambulatórios de saúde do município.

    Leia também: Prefeitura anuncia abertura de 37 novos leitos de UTI para pacientes com covid-19

    Últimas