• Defensoria denuncia falta de médicos em pelo menos nove postos de saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/05/2021 19:42
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Há, pelo menos, nove unidades de saúde básica que estão sem atendimento médico há quase dois anos. A informação é do 8º Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública em Petrópolis.

    As defensoras Renata Duarte Pereira Freire e Silva e Andrea Vidal Gomes de Castro fizeram uma recomendação à Prefeitura solicitando a recomposição do quadro de profissionais nas unidades e a melhora no atendimento aos pacientes, além de infraestrutura às equipes que atuam nas unidades.

    De acordo com o levantamento feito pela Defensoria há denúncias de falta de médicos nas unidades de saúde básica localizadas no Amazonas, Comunidade Primeiro de Maio, Fazenda Inglesa, Mosela, Moinho Preto, Morin, Pedras Brancas, Sargento Boening e Santa Izabel.

    Um relatório fornecido pela Prefeitura à Defensoria confirma a falta de profissionais médicos na UBS Mosela, UBS Itamarati, UBS Caxambu – Santa Izabel, entre outros.

    Na recomendação enviada à Prefeitura nesta quarta-feira (5), a Defensoria pede que, num prazo de cinco dias, sejam fornecidas as informações sobre que ações serão adotadas para o cumprimento das recomendações.

    A Defensoria pede que seja recompostas as equipes médicas de todas as unidades UBS e PSFS, nas que estão sem o serviço e nas que tiveram algum profissional afastado.

    Solicitam que seja escalonada equipe de limpeza para garantir a higienização dos espaços de atendimento às equipes e usuários das unidades; e que se aperfeiçoe o sistema de comunicação entre as unidades de saúde, com o fim de melhorar a regulação de vagas, assim como nas portas de entrada de urgência e emergência.

    A Defensoria também pede que seja ajustado o fluxo de recepção dos pacientes e triagem para o atendimento dos pacientes com sintomas gripais, tendo em vista a situação de pandemia, para que estes pacientes sejam encaminhados para o atendimento adequado e seja evitada a disseminação do vírus.

    A recomendação ainda diz que seja verificado o estoque de insumos, suprimentos e equipamentos de EPI. E, em caso se falta de equipes de atendimento, sejam as UBSs ou PSFs os responsáveis por informar aos pacientes sobre as unidades para onde os pacientes devem se dirigir e, se necessário, acionar o SAMU ou UPAs, solicitando que o transporte do paciente seja efetivado através de ambulância.

    Últimas