• Defensoria faz recomendações à Prefeitura para conter aumento de casos de covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/12/2020 11:16

    A Defensoria Pública vai enviar nesta segunda-feira (7) uma série de recomendações à Prefeitura de Petrópolis para que adote medidas para conter o aumento de casos de Covid-19. No documento, os defensores pedem o cumprimento do decreto que obriga o uso de máscaras, ações para impedir as aglomerações, o fortalecimento das equipes nas duas tendas (Centro e Itaipava) para o atendimento aos pacientes com suspeita da doença, coberturas nas duas tendas e aquisição de produtos de limpeza para esses pontos.

    Os defensores públicos também solicitam dados sobre o aumento dos casos, pacientes que aguardam na fila por leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quantidade de leitos para o atendimentos os pacientes com Covid-19 e a taxa de ocupação nas unidades de saúde. A Prefeitura tem cinco dias para responder as recomendações.

    De acordo com dados da Defensoria Pública, na manhã desta segunda há quatro pessoas aguardando por um leito de UTI Covid-19 no Sistema de Regulação da Prefeitura. “No domingo eram cinco pacientes a espera de um leito. Todos os dias há fila. Temos questionado a Prefeitura sobre a quantidade de leitos disponíveis para os pacientes com Covid, uma vez que nos boletins há informações sobre leitops disponíveis, mas ainda não recebemos a resposta”, comentou a defensora pública Andréa Carius.

    Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de Petrópolis na noite de domingo (6), 136 estão internadas com Covid-19 na rede pública. A taxa de ocupação de leitos clínicos é de 64,81% e nas unidades de tratamento intensivo é de 69,81%. Ainda de acordo com o boletim, há 1.070 casos em análise.

    Além de Petrópolis, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro encaminhou recomendações para outros 54 municípios. São elas: Belford Roxo, Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, Araruama, Arraial do Cabo, Carapebus, Cabo Frio, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Quissamã, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Carmo, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Bom Jardim, Cordeiro, Macuco, Duas Barras, São Sebastião do Alto, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Cantagalo, Niterói, Itaboraí, São Gonçalo, Maricá, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Magé, Campos dos Goytacazes, São Fidélis, São João da Barra, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Itaperuna, Cardoso Moreira, Italva, Angra dos Reis, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende , Piraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e Seropédica, Guapimirim, Rio de Janeiro (capital), Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença e Vassouras.

    O que diz a Prefeitura

    A prefeitura informa que todos os decretos e medidas tomadas desde o início da pandemia, permanecem em vigor. Além disso, a Secretaria de Saúde ampliou inúmeros pontos relativos aos cuidados preventivos contra a disseminação da COVID-19 na cidade:

    – Ampliação de leitos de UTI em caso de necessidade

    – Intensificação de ações de testagem em massa da população, com equipes fixas e móveis pelos bairros da cidade

    – Intensificação da campanha de conscientização da população, através de carros de som pelas ruas e bairros do município

    – Ampliação dos pontos de apoio aos pacientes de Coronavírus no Centro e Itaipava, com a instalação de mais tendas e cadeiras para melhor acolhimento da população

    – Aumento do número de profissionais médicos aos pontos de apoio aos pacientes de Coronavírus no Centro e Itaipava

    – Intensificação de desinfecção de ruas e locais públicos de grande movimento na cidade

    – Intensificação da rigorosa higienização de ônibus nas garagens das empresas

    Além disso, a prefeitura já está em processo de ampliação de mais leitos de UTI para as internações de pacientes acometidos pela COVID-19. A prefeitura esclarece que o município dispõe de vagas destinadas aos pacientes da COVID-19. Como já foi dito, os pacientes citados na demanda já estão sendo encaminhados para internação no Hospital Nossa Senhora de Aparecida, no bairro Valparaíso. O que acontece é que as equipes médicas são montadas estrategicamente de acordo com a necessidade de atendimento.

    Na última semana, no Hospital Nossa Senhora de Aparecida, por exemplo, dos 37 leitos pactuados, 25 estavam sendo utilizados e 12 disponíveis às internações. Vale dizer, novamente, que as equipes médicas são montadas estrategicamente de acordo com a necessidade de internação nas unidades. Leitos e equipamentos estão disponíveis para atuação imediata. Se preciso, mais dez leitos poderão ser remanejados na mesma unidade. São vagas no primeiro andar da unidade que, hoje, estão destinadas aos pacientes das demais enfermidades não relacionadas à COVID-19, mas, caso seja necessário, poderão ser revertidas às internações dos pacientes da pandemia.

    Leia também: Testes rápidos para covid-19 acontecem na Montese e Vila São José nesta segunda-feira

    Últimas