• Defensoria cobra da Prefeitura informações sobre testagem de covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/01/2022 18:40
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura tem cinco dias para informar à Defensoria Pública quais são as medidas de testagem da covid-19 que estão sendo aplicadas em Petrópolis. O 8º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria, por meio das defensoras Renata Duarte Pereira Freire e Silva e Luciana de Almeida Lemos, pedem que a Prefeitura informe se há risco de desabastecimento de testes para diagnóstico covid e se há atraso na entrega dos resultados. Tendo em vista, que o Painel Covid-19 da Secretaria de Saúde, está com números desatualizados. 

    No ofício, enviado à Secretaria de Saúde, nesta terça-feira(25), a Defensoria solicita informações sobre expansão de leitos de enfermaria e UTI Covid, quantidade, e unidades de saúde onde serão abertos os leitos; questiona se há risco de desabastecimento de testes dovid; e pede que seja indicado se há atraso na entrega de resultados por parte dos laboratórios. 

    A Defensoria pede que a Prefeitura indique se há previsão de criação e disponibilização de aplicativo e/ou central telefônica para agendamento de teste covid, a exemplo do município do Rio de Janeiro e das unidades de saúde geridas pelo Governo do Estado. Além disso, pede que a Secretaria de Saúde informe se haverá alguma medida sanitária mais restritiva diante do avanço de casos e aumento da curva de contágio neste mês. 

    Entre as justificativas, as defensoras lembram que nos meses de dezembro e janeiro ocorreu “expressivo AUMENTO DO FLUXO TURÍSTICO nas cidades, devido às festividades e férias escolares, fator que acarretou considerável disseminação do vírus e suas variantes, o que exige rápida resposta do Poder Público, em especial no que tange o diagnóstico precoce e vacinação contra Covid-19”, diz um trecho do documento. 

    Nas primeiras semanas deste ano, o município voltou a registrar aumento expressivo de casos de covid, e aumento na procura por testes, tanto na rede pública quanto privada. Na última sexta-feira(21), a Secretaria de Saúde criou um novo fluxo de testagem, que reorganizou os pacientes em: sintomas graves, sintomas leves e assintomáticos. No entanto, a demanda é tamanha que a medida não diluiu as filas que se formam durante todo o dia na porta dos pontos de testagem. 

    O 8º Núcleo oficiou Petrópolis e outros treze municípios – Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença e Vassouras. 

    A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura para comentar as informações solicitadas pela Defensoria, mas até a publicação não obtivemos resposta. 

    Últimas