• Decreto que autoriza reabertura da sede do Parnaso será publicado nesta semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2021 20:16
    Por Luana Motta

    A Prefeitura informou que vai publicar ainda nesta semana o decreto que autoriza a flexibilização da sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), no Bonfim. Assim como eventos públicos e clubes, foi proibida a visitação nos parques naturais em Petrópolis desde março do ano passado. Algumas flexibilizações em ambientes fechados aconteceram desde outubro, mas as atividades ao ar livre continuavam proibidas. E, mesmo assim, cachoeiras e poços em Petrópolis estão ficando lotados nos fins de semana.

    Em outubro, representantes do Parnaso se reuniram com a Prefeitura para elaborar a nota técnica que determinaria os protocolos de prevenção e segurança para a reabertura do parque. As sedes de Teresópolis e Guapimirim foram reabertas no fim do ano passado, autorizadas pelas respectivas prefeituras. Segundo a Prefeitura, a nota técnica da Vigilância Sanitária já está pronta e o decreto de autorização será publicado até o fim da semana. O município, no entanto, não detalhou a reabertura dos parques naturais do município.

    Mesmo com a proibição, nos fins de semana as cachoeiras de Petrópolis recebem muitos visitantes. Há quinze dias, uma mulher de 30 anos, morreu ao cair da altura de uma das quedas da cachoeira da Macumba, na BR-495, Estrada Petrópolis – Teresópolis. Vizinhos às cachoeiras têm reclamado de aglomerações e estacionamento irregular nas ruas de acesso a esses locais.

    A Prefeitura informou que a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e a Guarda Civil reforçaram as operações de fiscalização em cachoeiras da cidade. Essa medida tem como objetivo evitar aglomerações e organizar o trânsito. No último fim de semana, a Prefeitura informou que as equipes estiveram no Bonfim, Rocio e Rocinha. O governo interino garantiu que, no próximo sábado, as equipes intensificarão os trabalhos.

    De acordo com Luciano Moreira, presidente da CPTrans, haverá ação itinerante nas cachoeiras. Já no sábado, agentes ficarão posicionados na entrada do Pinheiral e na parte mais alta, onde se formam as aglomerações.

    Últimas