A Prefeitura de Petrópolis publicou decreto, no último sábado (07), proibindo a Petro Ita de circular em todo o território da cidade, obrigando a empresa a retirar os veículos das ruas. Os coletivos estão sendo substituídos por veículos das outras empresas do sistema.
O atendimento para as regiões do Quitandinha, Duques, Independência, Valparaíso, São Sebastião, Siméria, Capitão Paladini, Olga Castrioto e Santa Isabel está sendo feito pelas outras empresas que integram o sistema (Cidade Real, Turp e Cidade das Hortênsias). A previsão é que mais ônibus cheguem ao longo da semana.
Nas regiões do Alto da Serra, Morin e Meio da Serra, o atendimento também continua com a empresa Cidade Real em substituição a Petro Ita. Os horários continuam sendo os mesmos praticados desde julho.
O decreto ocorre após novos capítulos da crise do transporte público em Petrópolis, com inúmeros registros de quebras e acidentes protagonizados com ônibus da Petro Ita. Vale lembrar que em julho, no decreto publicado pela Prefeitura, o município admitia que as linhas que ainda estariam sob responsabilidade da Petro Ita seriam operadas “de forma precária e temporária”, até a licitação. O texto, assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo (PSB) e o procurador-geral do município, Miguel Barreto, autorizava a viação a permanecer nas regiões que não tinham sido contempladas com aquela alteração.
Paralisação dos rodoviários
Os funcionários da Petro Ita paralisaram os serviços na última sexta-feira (06), em decorrência de mais um atraso nos salários. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, o atraso seria por conta do não repasse do vale educação, informação que é desmentida pelo município.
Nesta segunda-feira (09), mais uma reunião foi realizada com o Sindicato dos Rodoviários, trabalhadores e empresários. Segundo o Sindicato, durante o encontro foi acordado que após o pagamento do vale educação – devido à empresa pela Prefeitura de Petrópolis (informação rechaçada pelo Executivo municipal), previsto para o dia 15 de setembro, a Petro Ita se compromete a regularizar os salários que deveriam ter sido pagos no quinto dia útil do mês.
Contratação dos rodoviários
Segundo o município, as empresas Turp, Cidade Real e Cidade das Hortênsias estão contratando os colaboradores que prestavam serviço para a Petro Ita. A Mesa Permanente para Realocação de Recursos Humanos está aberta desde maio, quando a Viação Cascatinha foi proibida de circular em Petrópolis. Esse fórum, que reúne rodoviários e empresas com a mediação da CPTrans, tem o objetivo de garantir o emprego do maior número possível de rodoviários da Petro Ita nas demais empresas do sistema.
Segundo o Executivo municipal, o pagamento do vale-educação está em dia, e a alegação da empresa seria uma forma de tentar “justificar o fato de não conseguir honrar com os compromissos que são de sua responsabilidade”.