Decoração natalina da Rua Teresa conta com materiais recicláveis
A preocupação com o meio ambiente fará parte da decoração de Natal, deste ano, da Rua Teresa. Buscando reutilizar o lixo de maneira útil e inteligente, os empresários associados à ARTE (Associação da Rua Teresa) estão decorando a rua com bonecos de neve e Papais Noéis confeccionados com pneus e ferros velhos. Além de “dar uma cara nova” às calçadas, o objetivo é manter a tradição de decorar a rua, que é muito frequentada nesta época de fim de ano.
A decoração ficará exposta, sobretudo, nas ruas Marechal Deodoro, General Osório e Aureliano Coutinho. Segundo a presidente da associação, Denise Fiorini, a ideia surgiu para diminuir a quantidade de lixo que causaria poluição ao meio ambiente. “Toda a associação abraçou a ideia. Pensamos que seria uma iniciativa divertida, mas também inovadora, considerando como uma estratégia para atrair mais pessoas à Rua Teresa”, disse a presidente, contando que a decoração foi confeccionada pela empresa Fábrica dos Sonhos, com recursos da própria associação.
Na madrugada da última segunda-feira, o material chegou a ser vandalizado, um dia após ter sido parcialmente instalado. Os bonecos amanheceram sem os chapéus e cachecóis, e alguns ainda sem os narizes. Todavia, a associação acredita que foi um caso isolado, e por isso a ação terá continuidade.
“Lamentamos o ocorrido, mas vamos consertar o que sobrou e colocar nas ruas novamente”, afirmou Denise. “A sociedade está em um momento de repensar certas atitudes em relação ao meio ambiente, e isso inclui a moda e também as decorações. Decidimos, então, optar por uma decoração sustentável, que reutilizasse materiais que seriam descartados na natureza. Geramos menos impacto ao ambiente e ainda cobrimos a Rua do Espírito Natalino”, concluiu.
De acordo com a ARTE, o projeto vai contar com 15 esculturas no total, entre bonecos de neve e Papai Noéis e, para cada boneco são utilizados, pelo menos, quatro pneus. Segundo os responsáveis pela confecção, o material é recolhido e preparado especificamente para ficar ao ar livre, com vedação e pintura especial.