• Decisão que aumenta para 23 número de vereadores só vale em 2024

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/11/2021 03:30

    A decisão da justiça local, na terça-feira, em relação à ação impetrada por suplentes que querem ampliar para 23 o número de cadeiras na Câmara de Vereadores foi o assunto do dia ontem. Teve apressado comemorando a ‘eleição’, teve gente já batendo em quem iria entrar, outros fazendo contas de quem estaria dentro e teve vereador se desesperando com a concorrência de mais oito suplentes. Calma, gente! Vocês não leram direito a sentença do juiz titular da 4ª Vara Cível, Jorge Martins. Botem reparo no finalzinho que diz assim: ‘… observando-se, compulsoriamente, o concerto normativo da justiça especializada (eleitoral), no caso , o E. TRE-RJ’.

    Não vai ser agora

    Trocando em miúdos: no ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral negou mandado de segurança à ação impetrada por seis suplentes de vereador que pleiteavam assumir cadeiras no legislativo alegando que o número de parlamentares deve ser maior, no caso 23, considerando que a cidade tem 306 mil habitantes e os assentos são calculados com base na população. Nesta decisão atual, em ação movida por sete candidatos, o juiz Jorge Martins remete justamente a esta sentença anterior, do TRE, ou seja, ele concorda que deva aumentar e intima que a Câmara de Vereadores promova a mudança, com reforma da Lei Orgânica Municipal. Porém, respeitando ‘a justiça especializada’, no caso o TRE-RJ, que já negou a posse desses suplentes. Ou seja, fica valendo 23 vereadores, depois de mudada a LOM, mas só para a próxima eleição, em 2024!

    Natal solidário

    O Projeto do Morro, no Alto da Serra, conduzido por Bruno Gonçalves já começou a receber doação de brinquedos novos e usados (mas em bom estado), para serem distribuídos no Natal. Ano passado foram mais de mil brinquedos.  Quem quiser doar pode entrar em contato com o projeto pelo telefone (24) 98833-5161 ou já passar lá e deixar a contribuição: Rua dos Ferroviários, Servidão Frei Leão, 964, no Alto da Serra.

    Impostos

    A gente vai ficar com mais ódio ainda toda vez que comprar alguma coisa ou contratar um serviço. Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que torna obrigatória a divulgação, em documentos fiscais, de todos os tributos federais, estaduais e municipais que incidem diretamente nos bens e serviços, em todas as etapas das operações no mercado interno e na importação.

    Uber aéreo

    Logo agora que a aviação voltou ao cenário com a morte da cantora Marília Mendonça passou a ser discutida na Câmara dos Deputados proposta para criar o Uber aéreo. Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão vinculado à Força Aérea Brasileira, entre 2010 e 2019, o Brasil registrou 1.210 acidentes com aviões e 46% ocorreram com aviões do segmento particular. Mesmo assim, o projeto de lei visa autorizar pilotos habilitados que sejam proprietários de aviões pequenos – até seis ocupantes – a oferecer serviços de transporte de passageiros.

    Sabe uma coisa muito, mas muuuuiiito legal? É o Circuito LER PARA VA-LER, que vai percorrer 14 regiões do estado e começa em Petrópolis.  Ele acontece de 13 a 20 de novembro no Parque de Exposições, em Itaipava, com oficinas, debates, saraus, contações de histórias, teatro e atividades multiculturais. Serão oito dias de programação intensa com nomes da cena nacional como Eduardo Bueno, Mary Del Priore, Jessé Andarilho, Eliana Alves Cruz, João Barone, Adriana Falcão, Lázaro Ramos, Talita Rebouças, Tom Farias, Adriana Falcão, Chris Fuscaldo, Antonio Torres, João Barone e Debora Thomé entre outros.

    Recordar é viver

    Sobre o estado da estátua da Águia ali em frente ao Palácio Amarelo que, desde abril, já tá sem um pedaço: desde 2013 os Partisans já vinham falando da falta de cuidados com o monumento…

    Eu só quero chocolate!

    Chocólatras é chegada a hora: o Festival do Chocolate acontece dias 19, 20 e 21, no casarão 846 da Avenida Ipiranga. Vai ter recreação para crianças e participação de entidades de apoio aos animais. A realização é do grupo Ecopark e o Casarão 846 é um projeto que abre as portas para empreendedores fotografarem de graça seus produtos e que cedeu as instalações para o evento.

    Excursões

    É bom a prefeitura agilizar a colocação de luzes e também fazer a programação do Natal Imperial 2021. Já tem agências de viagens de fora da cidade anunciando excursões a Petrópolis no período da festa.

    Essa é a maratonista Adriana Carvalho, a @dri_corredora. Ousada que só ela, correnas trilhas da cidade e aproveita para capturar fotos lindas, como esta, no Castelinho.

    Faxina, gente!

    Falando em Natal Imperial a gente vai receber visitantes que vêm para curtir a programação, mas ainda estamos com os pórticos do Quitandinha e Bingen sujos. Gente, não tem como passar pelo menos uma demão de tinta? Um galão de 18 litros custa R$ 250,00…

    Contagem         

    Petrópolis está há 314 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Poluição visual

    Acabou sendo institucionalizada a parada de caminhões cegonha num acesso ao Palácio Quitandinha que acaba prejudicando a visualização do ponto turístico. Tinha melhorado por um tempo, mas agora voltou.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas