• Debate sobre nova edição do livro “Jung: Vida e Obra”, da psiquiatra Nise da Silveira, acontece neste sábado na Casa de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Originalmente publicado em 1968, livro já teve mais de 20 edições e volta às livrarias em 2023, com publicação da editora Paz e Terra

    29/09/2023 18:04
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Um debate sobre a nova edição do livro “Jung: Vida e Obra”, da psiquiatra Nise da Silveira, principal difusora da teoria junguiana no Brasil e que morreu em 1999, será realizado neste sábado (30), na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. Originalmente publicado em 1968, o livro já teve mais de 20 edições e retorna às livrarias em 2023, dez anos depois da última publicação. O evento, com entrada gratuita, será às 16h, e está sujeito à lotação. A partir das 15h haverá distribuição de senhas.

    O debate sobre a nova edição do livro, publicado pela editora Paz e Terra, terá os seguintes convidados: Leonardo Boff (teólogo, escritor, filósofo e professor), Walter Boechat (médico analista Junguiano, vice-presidente da Casa das Palmeiras), Vera Macedo (psicóloga Junguiana, diretora da Casa das Palmeiras) e Humberto Oliveira (médico analista Junguiano, diretor de Ensino da AJB). A mediação será feita por Maria Angélica Rocha, psicóloga Junguiana e diretora da Casa das Palmeiras.

    Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, fundador da psicologia analítica, que desenvolveu uma teoria própria sobre a natureza do inconsciente, afastando-se da abordagem de Sigmund Freud. Em 1954, Nise da Silveira escreveu a Jung, descrevendo um ateliê terapêutico no centro psiquiátrico do Rio de Janeiro, onde os pacientes expressavam-se livremente através da arte. O encontro foi o marco inicial da troca intelectual e afetiva entre os dois.

    Neste livro, Nise da Silveira apresenta os principais conceitos da psicologia analítica, ao mesmo tempo em que narra os mais importantes acontecimentos da vida pessoal de Jung. Através de um panorama teórico e biográfico, a obra se mostra como um clássico fundamental para o pensamento psicanalítico no país.

    No dia do evento, a Casa de Petrópolis será fechada à visitação do público em geral às 15h. O casarão fica na Avenida Ipiranga, nº 716, no Centro. O local possui estacionamento rotativo.

    Sobre a Casa das Palmeiras

    Toda a verba arrecadada com a venda dos exemplares será integralmente destinada à Casa das Palmeiras.

    Fundada em 1956, a instituição de reabilitação psiquiátrica, com terapia ocupacional, não tem fins lucrativos e é reconhecida de Utilidade Pública. O espaço sobrevive por meio de doações e mensalidades que ajudam a arcar com os custos de manutenção do local. Clientes sem condições financeiras são atendidos gratuitamente.

    A instituição é uma ponte para que as pessoas com transtornos psíquicos voltem à vida na sociedade e não segue padrões convencionais de psiquiatria. A casa é um pequeno território terapêutico de relações humanas, convívio afetivo, de criatividade, pesquisa e ciência. Seu método, idealizado por Nise da Silveira e enriquecido com a psicologia analítica de C. G. Jung, traz a oportunidade para que os clientes realizem trabalhos expressivos com espontaneidade e acompanhamento terapêutico, o que lhes facilita a reinserção social.

    O trabalho pioneiro da Casa das Palmeiras transcende os limites da saúde mental, promovendo a inclusão e a valorização de cada indivíduo que busca apoio e orientação. Ao adquirir uma cópia do livro “Jung: Vida e Obra”, os leitores também contribuirão diretamente para o progresso e manutenção do projeto.

    Últimas