• “De Pindorama ao Brasil”, na Piccola Arena: exposição de Vera Patury denuncia o desmatamento e relembra as belezas incontestáveis do ‘paraíso original’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Vernissage da exposição é neste sábado (20), às 17h

    Vera Patury desenha e pinta desde que era criança, mas foi depois de estudar Arquitetura na UFRJ e ganhar uma bolsa para estudar em Paris, França, que a artista adentrou com mais propriedade o universo da pintura. De volta ao Brasil, a artista se encantou pela Mata Atlântica. “Fui conhecer Porto Seguro e me apaixonei. A Mata Atlântica estava intacta naquela ocasião.”, conta Vera. 

    A artista, que sempre viajou muito, conta que uma de suas grandes aventuras foi conhecer a América do Sul. Lá, Vera passou um tempo com algumas tribos indígenas e aprendeu muito, inclusive sobre as técnicas de tecelagem desses povos. Algum tempo depois, já na Califórnia, a artista passou dois anos aprendendo sobre as técnicas de cestaria, escultura têxtil e tecelagens tridimensionais, sempre dando ênfase à sua grande paixão: as florestas. 

    Foto: Divulgação

    Relação especial com Petrópolis

    Questionada sobre sua relação com a cidade, Vera conta que foi fácil a decisão de fincar raízes aqui. “Tinha muitos amigos que moravam em Petrópolis, então eu vinha visitá-los. Sempre fui apaixonada pelas matas, pela qualidade de vida, pelas cachoeiras, e aqui estou até hoje.”, conta. 

    Foto: Divulgação

    Todas as exposições que Vera fazia no exterior eram trazidas para Petrópolis, especialmente para o Museu Imperial e o Centro Cultural Raul de Leoni. Foi assim, inclusive, que a artista conquistou o título de cidadã petropolitana.

    “Espetáculo das palmeiras”

    A exposição “De Pindorama ao Brasil” é, segundo Vera, uma lembrança do nosso paraíso original. Pindorama vem do tupi “pin’dob”, quer dizer palmeira, e “-orama”, espetáculo. Portanto, a junção significa “espetáculo das palmeiras.”

    “Acredito que a arte possa favorecer o desenvolvimento de um olhar mais amoroso em relação à natureza, contribuindo para a mudança do atual paradigma de dominação e para um pacífico reconhecimento de ser o homem uma espécie entre as espécies.”

    Vera Patury
    Foto: Divulgação

    Mais do que denunciar os desmatamentos na Amazônia, na Mata Atlântica e no Pantanal, as obras de Vera relembram as belezas incontestáveis da terra prometida. Para isso, a artista retrata elementos como o Sol, a Lua, as florestas, os rios, os mares e as montanhas, a partir de uma visão sensível e esperançosa dos mais diversos biomas. 

    A Piccola Arena fica na Estrada do Rocio, 3507. Os interessados podem visitar a exposição a partir deste sábado (20), às 17h. A mostra ficará disponível até o dia 16 de outubro. Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, mediante agendamento: (24) 2243-9311.

    Últimas