• De passagem pelo Rio? Veja 13 lugares que valem a pena a visita

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/05/2019 10:00

    Este texto é para aqueles que estiverem de passagem pelo Rio de Janeiro. Uma viagem a trabalho, um congresso, uma escala de avião… Aquela ocasião em que se tem poucas horas livres no Rio. Por que não aproveitar o tempo livre para para conhecer algum lugar diferente? Eis uma lista com 13 passeios rápidos, que definitivamente valem a visita.

    Veja também: Niterói em quatro lugares inesquecíveis

    CENTRO

    -Tomar um café na Confeitaria Colombo: O estabelecimento que tem 120 anos é um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Sua arquitetura e decoração são preservados até hoje dão uma boa ideia de como teria sido a Belle Époque na então capital do Brasil. O cardápio tem preços salgados e deixou um pouco a desejar na gastronomia. Ainda assim, vale a pena a visita para conhecer o espaço e tomar pelo menos tomar um café com doce.

    Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32, Centro

    -Ver o pôr do sol no Museu do Amanhã: A área recém-urbanizada no entorno do Museu do Amanhã, na região portuária, virou um dos points do Centro do Rio para passeios, prática de esportes e lazer. De quebra, o local dá para assistir de camarote o pôr-do-sol. Se estiver pelo Centro, dê uma esticadinha no porto no fim da tarde. Vai valer a pena a vista.

    Endereço: Praça Mauá, 1, Centro

    -Andar de bondinho de Santa Teresa: Poucas atividades são tão icônicas e representativas do Rio como andar no Bondinho de Santa Teresa. Os veículos são velhos, mas o passeio pelo bairro antigo é uma delícia – sem contar, é claro, a emoção de passar em cima dos Arcos da Lapa.

    Endereço: R. Lélio Gama, s/n – Centro

    -Visitar o Parque das Ruínas: Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas do bairro e um Centro Cultural com rica programação gratuita. Aos sábados e domingos, há programação especial para crianças e um farto café da manhã servido pela cafeteria local.

    Local: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa 

    -Visitar o Real Gabinete Português da Leitura: A estonteante biblioteca data de 1880. Ao entrar no prédio, é difícil não deixar escapar um suspiro. As inúmeras estantes de livros cercadas pela estrutura metálica, com a imponente claraboia e os candelabros fazem deste um dos edifícios mais suntuosos do Rio de Janeiro.

    Endereço: R. Luís de Camões, 30, Centro

    -Visitar a Biblioteca Nacional: o prédio faz parte do Rio Antigo e sua estrutura vale a pena a visita pelo menos uma vez na vida. Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. 

    Endereço: Av. Rio Branco, 219, Centro

    -Samba do Ouvidor: Acontece apenas em 2 sábados por mês. Se você estiver na cidade em um fim de semana, vale a pena checar se deu a sorte de estar acontecendo. A festa ao ar livre traz samba e gastronomia típica: oportunidade perfeita para conhecer a cultura local.

    Endereço: Rua do Ouvidor, Centro

    -Feira do Lavradio: Acontece apenas no 1° sábado de cada mês, mas já se tornou tradição entre turistas e cariocas. Participam da feira vários antiquários e mais de 400 artesãos. Lá é possível encontrar de tudo! Lugar perfeito para colecionadores. Além disso, na Praça Emilinha Borba há shows com artistas locais.

    Endereço: Rua do Lavradio, Centro


    ZONA SUL

    -Pedalar pela orla da Zona Sul: O Rio de Janeiro tem 19 estações de aluguel de bicicletas na região, então aproveitar o tempo livre para andar de bike pela orla da Zona Sul pode ser um dos passeios mais agradáveis que você fará em muito tempo. 

    Endereço: Tem diversas estações na Lagoa, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema e Leblon.

    -Pôr do sol na Mureta da Urca: O bucólico bairro da Urca possui uma atmosfera diferente de qualquer região na cidade. O clima de cidade pequena e um local com muita segurança, somados a uma das vistas mais bonitas da cidade fizeram do lugar um point entre os cariocas para reunir os amigos e tomar uma cerveja no fim da tarde.

    Endereço: Av. Portugal, s/n, Urca

    -Conhecer o tradicional Bar Urca: Ali por perto está o consagrado Bar Urca, famoso pela culinária brasileira e portuguesa. A casa de vez em quando é frequentada por artistas e personalidades.

    Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205, Urca (no final da Urca, ao lado da Fortaleza São João)

    -Visitar o Parque Lage: Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage encanta com seus 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte. Patrimônio tombado pelo IPHAN, o local conta com um belíssimo casarão, trilhas, parques infantis, áreas para piquenique e cavernas artificiais. Dentro do casarão há um café, onde aos finais de semana, servem café da manhã ao redor da piscina.

    Endereço: Rua Jardim Botânico, 414.

    -Visitar o Instituto Moreira Salles: o casarão modernista está situado em um terreno de 10 mil metros quadrados, emoldurado pela Mata Atlântica e pelo paisagismo de Roberto Burle Marx. Seria apenas mais um museu como outros, não fosse a belíssima paisagem natural e clima de tranquilidade que o cerca. O local parece um refúgio em meio aos ares urbanos da capital. Conjugue o programa cultural (é possível escolher entre exposições, Fotografia, música brasileira, literatura e cinema), passeio pelos jardins e uma refeição no Café Galeria, antiga cozinha da residência dos Salles.

    Endereço: R. Marquês de São Vicente, 476, Gávea

    ___________________________

    Para mais dicas e roteiros de viagem, acesse o blog www.vivereviajar.com

    Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões, escreva para mim: rebeca@vivereviajar.com

    Últimas