De Grão em Grão comemora 10 anos
O projeto social de Nogueira De Grão em Grão celebra uma década de realizações. Quem não quer viajar em um idioma, acelerar o metabolismo praticando um esporte, entrar no mundo virtual, aprender um belo artesanato, dominar costura ou técnica de cabeleireiro? E tudo isso de graça. Cursos e atividades que incrementam a comunidade, movimentam a iniciativa, com a participação de cem voluntários.
As escolinhas de esporte para crianças e adolescentes incluem futebol, voleibol, handebol, boxe Crézio e jiu jitsu Crézio. A turma de voleibol criou o time Grão Vôlei que disputa competições com outras escolas e clubes, integrando os jovens em um ambiente saudável. A maioria das categorias incluem meninos e meninas e são divididas por faixa etária.
Técnicas de artesanato variadas são ensinadas, para todos os gostos. A mais concorrida é patchwork, com três turmas, desde iniciante a nível intermediário que desenvolvem um trabalho de muita arte e técnica. Na aula de bordado em feltro a peruana Suzana ensina e personalizar peças criativas e lindas para um presente como o do dia das mães. A turma de tricô já está com as agulhas em ação fazendo cachecol e outras peças para o inverno. As alunas de crochê não ficam para trás. Nas aulas de decoupage aprendem a trabalhar pintura e colagem sobre objetos de madeira e mdf.
O projeto disponibiliza ainda aulas de inglês para crianças, inglês para adolescentes, espanhol para jovens e adultos, cada turma com um programa voltado para seu público, com atrativos de acordo com a idade, mas sempre com o foco de preparar o aluno para o mundo atual.
Uma novidade é a yoga para adultos, começando agora em abril, trazendo um bom alongamento e relaxamento aos participantes. Alongamento para a terceira idade é disponibilizado apenas para voluntários do projeto.
E aquele quitute que todos querem aprender a preparar? As aulas são de apenas uma tarde no espaço gourmet e a cozinha é aberta a quem puder vir ensinar e aos que quiserem aprender as delícias.
Outra novidade recém iniciada é o reforço em matemática, importante para aquele que está com dificuldade na escola e evitando uma repetência. O Grão oferece também reforço escolar em outras matérias, onde os voluntários estudam com a criança para que supere suas dificuldades na escola.
A oficina de teatro para jovens também está atraindo meninas e meninos num exercício que ajuda a ganhar autoconfiança.
Com o curso básico de informática do Grão o aluno passa a conhecer word, excel e internet, em turmas pela manhã, tarde ou noite, com aulas duas vezes por semana e duração de quatro meses. Também corel draw – artes gráficas – está disponível em turma que começará em breve.
Cabeleireiro é outro curso dos mais requisitados, formando profissionais facilmente colocados no mercado, e já com a turma lotada para este ano. A indústria da moda em Petrópolis é um dos grandes empregadores e para abastecer o mercado com mão de obra qualificada o Grão oferece o curso de costura, qualificando e formando profissionais. Nova turma deve começar no meio do ano.
Com os cursos gratuitos, o De Grão em Grão tem como objetivo capacitar jovens e adultos para que consigam melhores oportunidades de trabalho. O projeto atende principalmente os moradores dos distritos de Petrópolis, e há sempre novas turmas e novas atividades iniciando, dependendo da disponibilidade dos voluntários.
Além dos cursos, o projeto desenvolve outras quatro atividades, voltadas a beneficiar os mais necessitados da comunidade, entre eles, o Projeto Fraldas, O Projeto Bebê, Costura Santa Rita e Terapia de Apoio.
No Projeto Fraldas, são produzidas e doadas fraldas descartáveis para idosos e portadores de necessidades especiais, trazendo conforto aos usuários. Um grupo de voluntários produz as fraldas às terças-feiras, das 14h às 16h. Os mais antigos operam as máquinas e os novatos dobram.
O Projeto Bebê confecciona e doa enxovais para os nenéns da comunidade, sempre nas quintas-feiras, das 14h às 16h, quando as grávidas podem vir para uma entrevista para ganhar o enxoval. Uma vez por mês é marcada a entrega do kit e as grávidas assistem a uma palestra sobre cuidados básicos com o bebê.
A Costura Santa Rita faz e doa roupas e agasalhos para idosos dos asilos locais e se reúne nas terças-feiras, das 9h às 12h. Terapia de Apoio é oferecida por psicanalista.
O espaço do CePAS é alugado para festas e eventos e conta com cozinha bem equipada, banheiros, parquinho infantil, cinquenta mesas e duzentas cadeiras. E a renda é em benefício do Grão.
O Grão tem a participação de cem voluntários em seus cursos e atividades.
“Todos são muito bem-vindos a conhecer a iniciativa e ajudar como voluntário em algum curso ou atividade, pois a obra está sempre precisando de colaboradores. Estão sendo necessários especialmente pessoas que ensinem culinária, inglês, reforço escolar e costura. A obra precisa de doação de malha, moletom, flanela e lã para tricô, para a produção de roupas e agasalhos de bebês e idosos”, comenta a coordenadora Maria Elisa.
O Grão é uma iniciativa da Paróquia de Nogueira, que tem como pároco atualmente o padre Jac – José Augusto Carneiro.
Colaborações financeiras podem ser feitas na conta no Banco Itaú, agência 8017, conta corrente 06934-8 em nome de Mitra Diocesana de Petrópolis, CNPJ: 28.805.190/0038-25. Ou contribuição mensal como padrinho.
MATRÍCULAS
Os cursos estão disponíveis para crianças, adolescentes e adultos, e estão sujeitos a disponibilidade de vaga. Para fazer a matrícula, os interessados devem ir ao Grão levando um documento. Todos os cursos são grátis. É pedida apenas uma contribuição de R$10 para a matrícula e não é cobrada mensalidade.
Serviço
Projeto Social De Grão em Grão
Endereço: Avenida Leopoldina 590, Nogueira
Horário da Secretaria: de 2ª a 6ª feira das 8 às 12h e das 13 às 17h
Informações: (24) 2221 5634 e www.degraoemgrao.com.br