• De cada 10 adolescentes que fazem uso de álcool um se torna alcoolista, diz pesquisa da Unifesp

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/06/2021 11:41
    Por Janaina do Carmo

    De cada 10 adolescentes que fazem uso de álcool um se torna alcoolista é o que diz uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) de 2020. Estima-se que o alcoolismo atinge 12,5% da população brasileira sem distinção do nível socioeconômico e cultural. E para abordar esse problema foi criada a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, que acontece entre os 19 e 26 deste mês. Este período é dedicado a intensificação das ações de prevenção sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas.
    Em Petrópolis a programação da XXIII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas conta com atividades e palestras online promovidas pela Coordenadoria Municipal de Política sobre Drogas e pelo Conselho Municipal de Política sobre Drogas. A programação também conta com os eventos da Semana Diocesana Antidrogas.
    “É fundamental investir em políticas de redução do consumo nocivo de álcool pode salvar milhões de vidas, considerando que o alcoolismo é uma doença crônica, degenerativa e fatal. O tratamento dessa população é dispendioso e complexo, pois são inúmeros os danos em todos os setores da vida do indivíduo, principalmente, por conta das comorbidades e outras doenças que levam à morte”, destacou Leandra Iglesias, psicóloga e coordenadora municipal de Política sobre Drogas, presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas e coordenadora do CAPS AD III.
    Segundo a especialista, pesquisas atuais apontam que houve uma redução na média de idade de iniciação ao uso de bebida alcoólica de 12 para nove anos. “Esse é um trabalho desafiador, cauteloso e fundamentado em evidências científicas e desprovido de valores e crenças. O objetivo nesse período é intensificar as ações informativas acerca dos malefícios ocasionados pelo uso abusivo e dependência de álcool e outras drogas, motivando a sociedade sobre a importância da participação de responsabilidade compartilhada, a fim de implantar Políticas Públicas em Petrópolis”, ressaltou.
    Para participar das lives da XXIII Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas é preciso enviar e-mail para cmpad.pmp@gmail.com solicitando o link de acesso (pela plataforma google meet) das palestras e atividades. O endereço será enviado no dia anterior ao evento.
    Veja a programação dessa semana:
    Dia 22/06 – Prevenção nas Escolas
    Dia 23/06 – Apresentação das Ações do Conselho de Políticas sobre Drogas do Paraná
    Dia 23/06 – Transtorno Mental x Uso de Drogas
    Dia 25/06 – Conhecendo as Comunidades Terapêuticas
    Dia 26/06 – Prevenção: Fatores de risco e de proteção
    Dia 29/06 – Justiça Restaurativa
    Dia 30/06 – Alcoolismo Feminino

    Últimas