• Daniel Silveira apoia Bernardo, Gurgel vai de Bomtempo e Leandro prefere ficar neutro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/11/2020 02:00

    Daniel Silveira apoia Bernardo, Gurgel vai de Bomtempo e Leandro prefere ficar neutro

    Circulou ontem nas redes sociais áudio do deputado federal, Daniel Silveira, do PSL, anunciando apoio a Bernardo Rossi no segundo turno, sob a justificativa de que o prefeito não responde a processo por improbidade e que o público bolsonarista não pode votar na esquerda representada por Rubens Bomtempo e Paulo Mustrangi.  Elias Montes, que foi o candidato do partido a prefeito, preferiu a neutralidade.  A posição de Daniel seria também apenas dele e não do partido.

    Apanhando

    Já Alexandre Gurgel apanhou muito nas redes por ter apoiado Rubens Bomtempo, anúncio feito ontem, assim como Ramon Mello, que declarou apoio na quinta-feira ao candidato do PSB.  O vice de Gurgel, Jefferson Evangelista, internamente, teria dito que não apoiava a postura de Gurgel.

    Eleitores frustrados

    Esse negócio de apoio está frustrando muitos eleitores – e aqui a gente não faz a divisão entre direita e esquerda.  Eleitores de Gurgel e Ramon, por exemplo, que foram conquistados pela campanha de ambos com a promessa de fazerem a diferença e não serem “farinha do mesmo saco” e da “velha política”, representada por Bomtempo e Bernardo, estão frustrados com os apoios e podem deixar de ir às urnas.

    Se resguardando

    O apoio mais ambicionado era o de Leandro Azevedo, com 23 mil votos. Ele sofreu pressão dos dois lados, com mais veemência da chapa Bomtempo-Mustrangi, mas não queria mesmo ceder o apoio. Desta forma, resguarda a si próprio e a seus votos para um futuro, que pode ser em breve, dizem especialistas em direito eleitoral.

    Pesquisa

    É possível que Bomtempo e Bernardo divulguem pesquisas, de forma estratégica, agora às vésperas do segundo turno.

    Representantes das forças de segurança, como as polícias civil e militar; do fisco, com membros das receitas Estadual e Federal  e ainda da Defesa Civil se reuniram no Vila Bavária, no Retiro, na terça-feira. O objetivo foi integrar as autoridades e, assim, viabilizar possíveis ações envolvendo as instituições em suas respectivas áreas de atuação.

    Órfãos

    Olha que inveja de Teresópolis. Lá, o vereador mais votado é Fabinho Filé. Olha que sonoridade de nome. Aqui, nossa torcida era pra Zé Mocréia, mas o candidato do Podemos não ganhou e a gente fica órfão de um nome maneiro.

    Cadê os amigos?

    E continuam os candidatos que não foram eleitos se surpreendendo com o número baixo de votos mesmo tendo um milhão de amigos, principalmente em redes sociais. Um deles desabafou sobre os 700 votos mesmo tendo um grupo de amigos apoiadores de mais de mil pessoas no Facebook. É. As pessoas mentem.

    Perderam a chance

    Cidadania e Novo, o primeiro com candidato a prefeito e o segundo com toda uma campanha para candidatos a vereador, não conseguiram emplacar um eleito.  São partidos mais recentes e que poderiam se beneficiar de não ter um representante eleito envolvido em corrupção ou outro desgaste.

    Encolheram

    Também não pudemos deixar de notar que partidos que já foram expressivos na cidade não tenham conquistado votos para os vereadores. PV, somada  toda a votação, teve 413 votos. Já o PDT, mesmo com candidato a prefeito teve 652 votos em seus nomes a vereadores e o PT que já elegeu um prefeito com 110 mil votos, fez 560 votos somando todos os candidatos a vereador.

    Leilões

    O Ministério da Justiça estima que deverá arrecadar, até o fim deste ano, cerca de R$ 200 milhões com mais de 100 leilões de bens apreendidos de organizações criminosas. De acordo com o governo, esse tipo de medida representa também a economia de recursos públicos gastos com a manutenção dos bens pelo estado, enquanto o trânsito em julgado dos casos é aguardado.  Muitos casos levam até dez anos até que o julgamento seja finalizado, o que resulta, inclusive, na deterioração de muitos dos bens.

    Alagamentos

    Se alguém botou um reparo nisso: bueiros da cidade estão entupidos, no Centro e nos bairros. Nas últimas chuvas dessa semana foi impossível transitar a pé em ruas como 13 de Maio e Paulo Barbosa.

     

     O Palácio Sérgio Fadel, sede da prefeitura, o Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp e a réplica do 14 Bis receberam iluminação especial na cor azul, pela Campanha Novembro Azul, de conscientização e cuidado pela saúde do homem.

    Últimas