• Dados do IMCE mostram que 91% dos leitos da rede hoteleira ficaram ocupados no feriadão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/11/2019 18:39

    O Natal Imperial mal começou e logo no primeiro fim de semana já lota a cidade com a vinda de turistas. De sexta-feira (15.11), feriado de Proclamação da República, até este domingo (17), a média de ocupação registrada nos hotéis e pousadas da cidade ultrapassou os 90%, chegando a 91,2% no período, sendo que o Centro Histórico atingiu o número de 95% dos quartos ocupados. Tanto turistas quanto petropolitanos aproveitam desde a última quinta-feira (14), quando a festa foi aberta, os espaços iluminados e decorados de Petrópolis. Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade tem a maior concentração de visitantes.

    Quem aproveitou o domingo para curtir as atrações do Natal Imperial ainda pôde contar com o 10º Festival de Bandas Marciais, que movimentou a Praça da Liberdade durante toda a manhã com a apresentação de 10 bandas da cidade. No Palácio de Cristal, os brinquedos temáticos fizeram a alegria da criançada.

    “A gente ainda não conhecia a cidade. Fomos muito bem recebidos. A decoração está linda, principalmente à noite. Vamos levar boas recordações daqui e pretendemos voltar. A cidade é muito bonita como um todo. Foi uma ótima escolha ter vindo pra cá, recomendo pra qualquer pessoa”, disse o jornalista Tiago Alves, de Macaé, que alugou uma casa na Cidade Imperial para passar o feriado em família e aproveitar o primeiro fim de semana do Natal Imperial.

    Desde a abertura do evento, o município tem sentido um aumento no movimento de visitantes. “A festa acabou de começar e os resultados já estão sendo percebidos na hotelaria, no comércio, nos restaurantes. O Natal Imperial é uma ferramenta para ajudar a alavancar o setor de turismo da cidade, que hoje é tão importante para a nossa economia. Além disso, é um atrativo a mais para os moradores da cidade e resgata o verdadeiro sentido do Natal”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

    Além dos turistas, o evento tem sido acompanhado e aprovado pelos moradores da cidade. O médico Andre Kinder, por exemplo, também aproveitou o domingo para passear com a família pelo Natal Imperial. “Sou petropolitano e a gente está adorando, a gente sempre curte os eventos da cidade. O Palácio de Cristal está muito bacana e a Praça da Liberdade também, a gente está adorando tudo. Todo petropolitano gosta e tem que abraçar essa ideia, aquece as vendas do comércio, o evento é muito interessante nesse sentido”, disse.

    Leia também: Vale Encantado, montado no Centro, tem Árvore dos Desejos, Casinha dos Duendes e Túnel de Luz

    Durante todo o evento, até 12 de janeiro, o Palácio de Cristal é o coração do Natal Imperial, com a Casa do Papai Noel, decoração especial, iluminação e ainda programação cultural. Já a Praça da Liberdade ganhou uma árvore de Natal gigante, medindo mais de 30 metros, além de cenografia natalina. Durante toda a manhã, 10 bandas marciais se apresentaram no 10º Festival de Bandas Marciais e animaram o público com um repertório variado. A praça esteve lotada.

    “O Natal Imperial confirmou as nossas expectativas. Acreditávamos que já neste primeiro fim de semana teríamos uma excelente ocupação hoteleira e realmente isso aconteceu, com 95% dos quartos ocupados no Centro Histórico. A festa tornou o fim de ano em Petrópolis uma nova alta temporada”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente. “E até 12 de janeiro o público ainda vai poder contar com uma extensa programação cultural, para toda família, além de curtirem toda iluminação e decoração da festa que tornaram a cidade ainda mais encantadora”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio.

    Últimas