• Curtas independentes encerram neste domingo o Festival de Cinema de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/10/2019 20:00

    O IV Festival de Cinema de Petrópolis termina neste domingo (27) e na sua programação está o festival de Curtas Independentes, a partir das 12h, com o filme Tornado, direção de Luciano Vidigal. A curadoria da mostra dos curtas é do multifacetado artista Victor Klier, que tem uma tradição na cidade com suas produções de curtas independentes.

    Entre as suas produções está “Lassie Não é Uma Cadela” e “Mamão Com Açúcar”. Seu currículo e sua experiência em produções cariocas garantiu uma vaga na edição deste ano, não só como curador, mas também com mais uma de suas produções: “Whisky com Soda”.

    Whisky com Soda, de Victor Klier. Foto: Divulgação

    Whisky com Soda é uma adaptação de um dos seus textos (A Cantada), extraído de seu livro de esquetes sobre amores platônicos, “Espaço Vazio”. Este é o primeiro curta de sua autoria, realizado em 2010, antes de vir morar em Petrópolis. 

    Apesar de o filme de sua autoria fazer parte do evento, Victor Klier diz que o destaque são outras produções, como do produtor Octavio Lello, que é integrante da equipe que realiza o canal “Medologia”, na Internet, e diretor do curioso falso-documentário “Onde Estava Wally?”, uma brincadeira com o célebre personagem da série de livros “Onde está Wally?”.

    Onde estava Wally, de Octavio Lello. Foto: Divulgação

    No filme, eles brincam com a origem e a personalidade do icônico personagem e respondem quem é Wally e porque ele viaja o mundo com aquela roupa listrada e uma bengala. Aliando fantasia e realismo, o canal Nerdice (outro canal da equipe do Medologia) conseguiu criar uma grande história por trás da célebre personagem. O canal Medologia também participará do evento com três de seus curtas de terror: “A Árvore”, “A Chave” e “Noiva”.

    Petrópolis não é a única representante da serra carioca com a produção de curtas independentes e Friburgo marca presença com importantes produções cinematográficas premiadas e com reconhecimento internacional. O curta “O Último Olhar”, de Flavio Langoni, conta a história de uma jovem astronauta, à deriva no espaço, que descobre os valores e as belezas da vida quando já é tarde demais. O filme já ficou em cartaz por 30 dias, em 30 salas de cinema da rede UCI na Itália, em 2019, além de possuir 6 indicações e 3 prêmios. Como parte da série, “Outro Lado” possui 11 indicações e mais 1 prêmio, todos em festivais internacionais.

    Instinto, de Flavio Langoni.

    O filme “Instinto”, também de Flavio Langoni, que explora o realismo fantástico, já foi indicado a melhor curta-metragem no Dead Rose Film Festival 2019, na Rússia.

    Além dos já citados, muitos outros participantes de peso, como o recordista carioca de produções cinematográficas independentes, o Cavi, da Cavídeo, que participará com três de suas produções: “Tornado”, “O Filme do Filme Roubado” e “Várias Vidas de Joana”. Por fim, representando a mítica Cataguases de Humberto Mauro, o filme de Gabriel Nunes Tupinabás vem defender a diversidade sexual com o ótimo “Olvidados – Juju e as Bonecas”.

     

    Programação de hoje dos Curtas Independentes

    Sessão 01 – 12h

    Tornado – Direção: Luciano Vidigal

    A Árvore – Direção: Mateus Tavares (Canal Medologia)

    O Filme do Filme Roubado – Direção: Marcelo Yuka, Júlio Pecly e Paulo Silva

    A Dama da Noite – Direção: Luciano Santos e Ilson Junior

    Várias Vidas de Joana – Direção: Cavi Borges e Abelardo de Carvalho

    Onde Estava Wally – Direção: Octavio Lello

    Instinto – Direção: Flavio Langoni

     

    Sessão 02 – 13h

    A Chave – Direção: Mateus Tavares (Canal Medologia)

    Olvidados – Juju e as Bonecas – Direção: Gabriel N. Tupinambás

    Noiva – Direção: Mateus Tavares ( Canal Medologia)

    Eva – Direção: Ilson Junior

    Whisky com Soda – Victor Klier

    O Último Olhar – Direção: Flavio Langoni

    Últimas