• Curta metragem mistura ficção com realidade para abordar a vida durante a pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/03/2021 08:30
    Por Vivian Dutra

    “Para Onde Foram as Estrelas” é o curta metragem de Rafael Bisbis que estreia nesta segunda (29), pelo Youtube, às 21h. O filme de ficção científica aborda as transformações da vida de um adolescente, de 17 anos, em meio ao período de pandemia. Sem usar a linguagem verbal, o curta busca transmitir as emoções e as aflições de um adolescente em isolamento social, com uma família em conflito. O trabalho foi viabilizado com recursos obtidos pela Lei Aldir Blanc e fica disponível no youtube por 60 dias.

    “O filme mistura a ficção com a realidade que se mostra enquanto pandemia e isolamento social. Trabalha o emocional do adolescente”, destaca Rafael Bisbis, que assina o roteiro e direção. O curta gira em torno da rotina do adolescente Tito, vivido pelo ator Gabriel Alves, que convive com os pais, interpretados pelos atores Renata Alves e Madson José. No ambiente doméstico, o roteiro se desenrola sem diálogos, com a narração de Álvaro Assad

    Utilizando-se de elementos diversos, sem diálogo entre os personagens, o curta explora a convivência em família em meio a nova realidade que afeta toda a sociedade. “A proposta do filme é difícil porque não tem diálogo, não chega a ser um filme mudo por que tem narrativa, mas não tem interação verbal”, pontua o diretor que entende a proposta como um desafio para os tempos atuais, em que com tantas opções de conteúdo circulando na rede, fica cada vez mais difícil prender a atenção do telespectador. “Busquei usar somente o gestual com intuito de alcançar uma linguagem que acho que funciona bem”, pontua Rafael Bisbis.

    A criação do curta foi a partir da junção de roteiros que ainda não tinham sido finalizados por Rafael, que adaptou os textos ao novo momento que se vive. “O curta é uma junção de escritas, com elementos diversos”, completa o roteirista que contou ainda com direção de arte de Raquel Theo e trilha sonora original de Rodrigo Sestrem.

    Leia também: “A Arte da Delicadeza”: documentário exibe o processo de criação de cartões ecológicos

    Últimas