Curta-metragem de diretora petropolitana será lançado nesta terça-feira, no Youtube

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/abr 16:38
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta terça-feira, dia 19, às 20h, será o lançamento do curta-metragem “Mergulhos”, uma produção da Engenhoca Filmes, com direção e roteiro da petropolitana Beatriz Ohana, Sophia Ázara assina Direção de Arte e Cenografia, e Mariana Rocha a direção de fotografia. O projeto foi custeado com verba do Fundo Municipal de Cultura de Petrópolis, através do Edital “Maria Luiza Rocha Mello” de Seleção de Projetos Culturais de 2021, do Instituto Municipal de Cultura de Petrópolis.  

    Todo o curta foi filmado dentro do Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni. O espaço recebeu elementos expressivos de cenário, projeções e instalações que formaram uma proposta visual que contribuiu ativamente para contar a história de Clarice, uma escritora em início de carreira que precisa entregar seu segundo livro para uma editora, mas vive um bloqueio criativo que a faz se deparar com um mundo fantástico, que se revela uma grande armadilha.  

    Em uma atmosfera onírica de suspense, Clarice enfrenta uma grave crise e mergulha em águas profundas e perigosas dentro de si mesma na busca por inspiração. O curta possui 24 minutos de duração e pertence ao gênero Realismo Fantástico, que combina a visão realista do mundo com elementos mágicos ou fantásticos que são inseridos em cenários cotidianos.  

    Sua realização foi um trabalho de uma equipe petropolitana e feminina: além da Direção, Beatriz também assina Roteiro, Montagem, Produção e atuação no curta, enquanto Sophia Ázara assina Direção de Arte e Cenografia, e Mariana Rocha é a Diretora de Fotografia. “Coloquei no roteiro livres inspirações de autores brasileiros e latino-americanos, como Gabriel García Márquez, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Guimarães Rosa, Eduardo Galeano, Jorge Luis Borges e Gabriela Mistral. Misturando a linguagem do cinema e do teatro com esses elementos da literatura e sob influência das artes visuais, construímos algo sensível e reflexivo, com forte apelo estético e profundamente atual, pois lida diretamente com questões sociais e psicológicas que enfrentamos na vida, como ansiedade, depressão e auto conhecimento”, disse Beatriz, que no campo da ficção assina seu primeiro roteiro e sua segunda direção.  

    O filme será exibido no Canal do Youtube da Engenhoca Filmes e ficará disponível durante um tempo limitado. Após isso, Beatriz afirma que ele será enviado para festivais nacionais e internacionais de cinema. “A ideia é dialogar com o espectador através de um curta-metragem que alia diversas linguagens e recursos para tratar de temas importantes para a vida das pessoas em um momento tão delicado, incentivando o público a explorar linguagens experimentais do cinema e conhecer grandes autores latino-americanos”, finaliza ela, que assinou sua primeira direção de ficção em 2019, com A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira, filme exibido em 20 festivais, que já recebeu 9 premiações nacionais e internacionais. 

    TRAILER OFICIAL Link trailer “Mergulhos”: https://youtu.be/fZN2hDyz6- 

    Últimas