• Curso de Medicina voltará a fazer eventos no Palácio Quitandinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2018 12:45

    O anúncio feito pelo Sesc de que as dependências do Palácio Quitandinha voltarão a receber formaturas, casamentos e festas em geral, agradou estudantes e a direção da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/ Fase). Isso porque a colação de grau, jantar de gala e o tradicional baile de formatura do curso eram realizados lá. Apesar disso, as comemorações foram interrompidas em 2007, depois que o Sesc comprou o imóvel e não autorizou mais a realização de eventos desse porte no Palácio. Com a reabertura do espaço para este fim, estima-se que Petrópolis recupere cerca de R$ 5 milhões por ano, apenas com as formaturas da FMP/Fase.

    A informação foi passada pelo diretor e professor da Fase Paulo César Guimarães, que comemorou a reabertura do Palácio Quitandinha, um dos principais pontos turísticos de Petrópolis e cenário de um glamour incomparável, segundo ele. “Foi um grande prazer receber essa notícia! Sempre adoramos fazer nossas formaturas no Palácio, e tentamos de tudo para que os eventos continuassem sendo realizados no local. Na época não foi possível, mas agora já começaremos a programar a formatura de 2019 de volta ao Palácio Quitandinha”, afirmou. 

    Ainda de acordo com o diretor, o cálculo do valor que a cidade voltaria a lucrar é referente aos três dias de festa, que resultam na vinda de muitos turistas ao município, que são parentes e amigos dos formandos e, consequentemente, aumento com gasto em hotelaria, gastronomia, turismo, salões de beleza, entre outros. “Nos últimos anos, as formaturas de Medicina foram realizadas em Juiz de Fora, ou seja, todo essa capital sai de Petrópolis. Além disso, não existe um lugar como o Palácio Quitandinha, que foi inaugurado em janeiro de 1944, e carrega muito glamour e toda história, o que tornou os eventos realizados lá únicos. Posso dizer com propriedade, pois me formei lá e foi inesquecível. Na época meus familiares e amigos ficaram encantados”, lembrou.


    Sobre o Palácio Quitandinha

    O Palácio Quitandinha foi construído em 1944 para ser o maior cassino da América Latina e após a criminalização do jogo em território nacional (um ano depois da sua construção) os imensos e glamourosos salões passaram a receber eventos de todos os tipos. Formaturas, aniversários, casamentos, bailes, conferências e simpósios passaram a ocupar a “vida social” do Palácio. A decisão de reabrir o palácio foi do interventor do Sesc/Senac Luiz Gastão Bittencourt alegando que as atividades vão contribuir para o desenvolvimento econômico e social da cidade. 


    Palco de grandes eventos

    Em 74 anos de história, o Palácio já recebeu eventos importantes como a Conferência Interamericana de 1946. Nas suas dependências, ocorreu também a assinatura da declaração de guerra dos países americanos ao Potências do Eixo, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1957 também aconteceu no Palácio, a 16ª Conferência Mundial de Bandeirantes, que contou com representantes de 23 países associados à WAGGGS (Word Association of Girl Guides and Girl Scouts). Nos anos 2000, foi realizada um encontro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o primeiro Festival Brasileiro de Cinema. 

    Últimas