• Curiosidades incríveis sobre Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Petrópolis está prestes a completar 179 anos de sua fundação e guarda incríveis curiosidades, às vezes desconhecidas por seus próprios moradores. Você conhece a breve história da formação da cidade? 

    A história petropolitana teve início em 1822, quando Dom Pedro I ficou hospedado na Fazenda do Padre Correia, durante uma travessia realizada pelo caminho do ouro, que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. 

    Foto: Acervo Museu Imperial 

    – O Imperador comprou a Fazenda Córrego Seco em 1830, mas foi só em 1843 que Júlio Frederico Koeler iniciou o projeto urbanístico de Petrópolis. Em 1857, Petrópolis foi elevada à condição de cidade.

    – Petrópolis, que significa cidade de Pedro, foi um nome sugerido pelo conselheiro Paulo Barbosa, em homenagem ao Imperador. 

    – Os nomes dos bairros de Petrópolis – Bingen, Mosela, Quarteirão Ingelheim, Siméria, Castelânea – são lembranças daqueles que se estabeleceram na cidade primeiro, os colonos alemães.

    – Alguns locais de Petrópolis preservam seus nomes indígenas: Piabanha, peixe manchado; Itamarati, pedra luzente; Itaipava, elevação de pedra.

    – Houve uma época em que era preciso usar até três transportes para fazer o trajeto Rio de Janeiro – Petrópolis. Foi Visconde de Mauá quem criou a primeira estrada de ferro que ligava as duas cidades. 

    – A primeira agência dos Correios de Petrópolis foi aberta em 1848. O prédio incrível que conhecemos hoje, na Rua do Imperador, só foi inaugurado no século XX.


    Foto: Marco Oddone 

    – Em 1852, Petrópolis tinha 6 escolas públicas de instrução primária. Três eram de língua alemã, para os colonos; e as outras três, de língua portuguesa. 

    Proust! Em 1861, a cidade possuía 6 fábricas de cerveja. 


    Foto: Acervo Museu Imperial – Companhia Cervejaria Bohemia 

    – A Biblioteca Municipal foi inaugurada em 1876 e, já naquela época, possuía uma seção em braille.

    – O jogo de bilhar foi um dos primeiros a surgir em terras petropolitanas. Havia um salão, inclusive, para as partidas desse jogo. O local ficava na Rua do Imperador. Em 1894, houve até um torneio no Salão Floresta – espaço onde os entusiastas do bilhar se encontravam.  Além disso, a Princesa Isabel participava desses jogos em seus momentos de lazer. 

    – Petrópolis foi capital federal de 1894 a 1903.

    – Em 1896, aconteceu o primeiro campeonato de xadrez na cidade. Os participantes frequentavam as barcas e os trens que faziam o percurso entre o Rio e Petrópolis. O campeonato durou um mês!

    – No passado, um dos grupos musicais da cidade mais conhecidos era a “Banda dos Gustavos”. Essa banda, formada por Gustavo Eckardt e seus oito filhos, existiu até o final de 1896 e marcou presença em diversas solenidades de Petrópolis. 


    Foto: Acervo Museu Imperial – Banda de música dos irmãos Eckardt e Companhia

    – No século XIX era comum encontrar estabelecimentos para cada tipo de produto, como a “Salsicharia a Vapor de Oliveira & Gomes”, número 793, na Avenida Quinze de Novembro.

    – Petrópolis foi uma das primeiras capitais a receber energia elétrica, oficialmente inaugurada em 1894.

    – A ortografia no século XIX tinha suas peculiaridades.


    Foto: Acervo Museu Imperial – “Assucar” e mantimentos – Grande Refinação Pestana

    – Os primeiros ônibus começaram a circular em Petrópolis em 1910.


    Foto: Arquivo Museu Imperial – Ônibus, Linha Independência 

    – Em 1912, chegaram os bondes elétricos a Petrópolis. Eles foram desativados no fim dos anos 30.


    Foto: Arquivo Museu Imperial – Bonde circular pegando passageiros na Praça da Liberdade

    – O primeiro automóvel de Petrópolis foi um Decauville. O combustível era comprado na farmácia da cidade. 

    – Em 1915, o serviço telefônico foi ampliado. Nessa época, Petrópolis era a terceira cidade com mais assinantes: 727.

    – A patinação já era praticada em Petrópolis no século XIX. Nos salões do Rougemount e do Hotel Bragança, grupos de patinadores se reuniam pela manhã e à noite.

    – No início do século XX, os petropolitanos adoravam jogar boliche no salão do Teatro Fluminense. A partir de 1940, o local escolhido para jogar as partidas passou a ser o Hotel Quitandinha. 

    – O nome “Serra da Estrela” tem uma explicação curiosa. Quando o Sol se põe, o planeta Vênus aparece sobre essa parte da região. Essa “estrela” era muito usada pelos viajantes naquela época, principalmente no percurso do Rio de Janeiro até o Porto da Estrela.

    Foto: Acervo Museu Imperial – Trecho da Serra da Estrela, 1875

    Qual curiosidade mais chamou a sua atenção? Deixe sua resposta nos comentários do nosso Instagram @tribunadepetropolis 

    Últimas