• Cuidados pós-quarentena: saiba quais são as principais causas de lesões

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/05/2020 11:13

    AUMENTO BRUSCO DA QUILOMETRAGEM SEMANAL – A quilometragem semanal não deve ser aumentada mais do que 5%. Se durante a quarentena você só estava correndo 5 km em cada treino, na semana seguinte deve passar para mais 250 metros. Parece pouco… Mas é uma regra de segurança. A maioria quer logo passar para 6 km. Ora, isso significa 20% a mais.

    AUMENTO BRUSCO DA VELOCIDADE – Na primeira semana depois da quarentena corra tranquilo para saber o seu real “pace”. É óbvio que diminuiu muito. Vá evoluindo aos poucos.

    EXCESSO DE TREINOS INTERVALADOS. – Quando acabar a quarentena pense que já estaremos no lucro. Não vá querer fazer intervalado todo dia.

    NÃO RESPEITAR A DOR. – Depois de mais de um mês sem correr livremente será normal a volta da dor muscular tardia. Respeite-a.

    CORRER SEM ESTAR CURADO DE LESÃO. – Quem, por ventura estiver voltando de lesão tratando dela durante a quarentena cuidado! Dor é sempre sinal de alarme. Se não estiver curado não corra sentindo dor. 

    NÃO RESPEITAR PERÍODOS DE DESCANSO. – Quando acabar a quarentena volte a treinar com a periodicidade de antes. Se era três vezes por semana retorne a isso. Por estar livre não significa treinar todos dia. 

    EQUIPAMENTO INADEQUADO. – Se seu tênis está gasto e não conseguiu comprar outro porque o comércio fechou na quarentena providencie um novo. Ganhar uma lesão por causa de tênis velho é erro primário.

    Enfim… Livre como um pássaro solto da gaiola. Pior do que a quarentena é se lesionar depois dela..Prof. Moraes

    Literatura Sugerida: HINO, Adriano Akira Ferreira et al. Prevalência de lesões em corredores de rua e fatores associados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 15, n. 1, p. 36-39, 2009.

    Últimas