• CUIDADOS COM OS CÃES DURANTE AS VIAGENS de férias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/01/2016 12:00

    Nesse período de férias, muitas famílias aproveitam para viajar e descansar antes de voltar para suas atividades e correria do dia a dia. Um dos destinos mais escolhidos pelos petropolitanos são as regiões litorâneas e, aqueles que possuem cães, costumam levá-los também para o passeio.

    O que muitos não sabem é que durante o verão estes locais são propícios para a proliferação do mosquito transmissor da Dirofilariose, conhecida como doença do verme do coração. Esta enfermidade acomete principalmente os cães. Por isso, é fundamental que os donos tomem todos os cuidados antes viajar para prevenir que os animais fiquem doentes.

    A veterinária Laura Granato, que atende na Clínica Amigo Bicho, em Petrópolis, explica que a dirofilariose é uma doença  muitas vezes silenciosa, sendo que alguns dos possíveis sintomas que o cão pode apresentar são tosse, dificuldade respiratória e intolerância a exercícios. 

    Essa patologia parasitária é causada por um verme que se aloja na artéria pulmonar e no ventrículo direito do coração do animal. Nesse caso, o verme se desenvolve no órgão e pode provocar o aumento do lado direito do coração e, consequentemente, insuficiência cardíaca. Se não tratada a tempo e de forma adequada, a doença pode levar o animal a óbito.

    "O tratamento é bastante longo, sendo realizado de acordo com a avaliação veterinária e vai depender da severidade da doença já instalada, podendo ir de remédios à cirurgia com objetivo de matar e extrair as larvas que obstruíram os vasos sanguíneos do animal", destaca Laura.

    Atualmente existe uma novidade no mercado desenvolvida pela ciência para prevenir a Dirofilariose. O remédio ProHeart SR-12 é um medicamento injetável muito eficaz e prático contra o verme do coração. “Este medicamento injetável atua como repelente no animal por um ano, bastando para isto, ministrar no bichinho uma dose orientada de acordo com o peso”, explica a médica veterinária.

    Para quem vai se deslocar para a praia, além da prevenção contra a Dirofilariose, é fundamental que outros cuidados sejam tomados. A orientação dada pela veterinária é que, para qualquer viagem, o bichinho tenha um atestado de saúde emitido pelo médico, principalmente se o traslado for feito de ônibus ou avião. Além disso, os animais precisam estar com a aplicação de vermífugos e as vacinas atualizadas.

    Outro ponto importante é o calor, que em si já é um rival poderoso para os cães, sendo necessário evitar horários mais quentes. “Usar ar condicionado no carro, realizar paradas em viagens longas para os animais fazerem as necessidades e dar água para eles periodicamente são formas de amenizar o desconforto”, recomenda a veterinária. 

    A alimentação também é fundamental. “Recomenda-se alimentá-los nos horários mais frescos do dia, com comidas específicas para eles, nada de comidas processadas, pois podem sofrer enjoos, diarreia e desenvolver alergias. Animais que enjoam devem, a critério do médico veterinário, possivelmente utilizar medicamentos para prevenir os vômitos”, finaliza.

    Últimas