• Cruzeiro enfrenta o Fluminense em jogo que marca retorno ao Mineirão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/05/2023 05:30
    Por Estadão

    Um dos principais jogos desta quinta rodada do Campeonato Brasileiro será o duelo direto entre Cruzeiro e Fluminense. Ambos vivem bom momento, são clubes tradicionais e se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Os donos da casa chegam embalados por três vitórias seguidas, enquanto o rival carioca vem de dois jogos de jejum e busca a reabilitação.

    A expectativa da diretoria cruzeirense é de ‘casa cheia’, com mais de 50 mil torcedores, neste jogo que marca o retorno do clube mandando seus jogos no Mineirão. O time vinha atuando na Arena Independência, estádio do América-MG, porque não tinha chegado a um acordo sob a divisão de receitas. Um acordo foi feito há duas semanas com mediação do Governo de Minas Gerais, com o martelo batido entre o Cruzeiro e a Minas Arena, que administra o estádio, válido até dezembro de 2025.

    Depois de vencer os dois primeiros jogos no Brasileirão diante de América-MG (3 a 0) e Athletico-PR (2 a 0), o Fluminense, mesmo apresentando um bom futebol nas mãos do técnico Fernando Diniz, acabou derrotado pelo Fortaleza, por 4 a 2, usando um time misto, e na rodada passada empatou por 1 a 1 o clássico contra o Vasco. Por isso, tem sete pontos e aparece na parte de cima da tabela.

    Logo à frente está o Cruzeiro, com nove, que estreou com derrota para o Corinthians por 2 a 1, mas desde então só venceu. Fez 1 a 0 no Grêmio, 3 a 0 no Red Bull Bragantino e 2 a 1 no Santos. Atualmente, é terceiro colocado, atrás apenas de Botafogo e Palmeiras.

    O técnico Pepa sabe da importância deste jogo, que pode confirmar a ascensão do time na competição. “As vitórias nos deram confiança e nos deixaram trabalhar com mais tranquilidade. Mas a cada jogo temos um desafio e sempre vamos jogar para vencer”, disse o técnico português.

    Ele tem dois desfalques e um retorno para escalar o Cruzeiro. Uma baixa é o atacante Rafael Bilu, que rompeu o ‘tendão de Aquiles’ no duelo contra o Santos e terá que passar por cirurgia. O atacante não tem, inclusive, uma data prevista para voltar aos gramados. Outra baixa é o volante Ramiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Na frente, Wesley tem a preferência sobre Nikão, ainda mais depois de marcar os dois gols na vitória sobre o Santos. Enquanto isso, o volante Filipe Machado tem tudo para começar jogando, mas Neto Moura corre por fora.

    Por outro lado, o volante Wallisson que não atuou nos últimos dois jogos no Brasileirão por conta de incômodo no joelho esquerdo, treinou normalmente neste começo de semana e volta a ficar à disposição. Atualmente, o Cruzeiro é terceiro colocado do Brasileirão, com nove pontos ganhos.

    Do outro lado, antes de embarcar para a capital mineira, o Fluminense fez o último treino no CT Carlos Castilho na manhã desta terça-feira. Na atividade, Fernando Diniz esboçou o time titular que irá começar jogando. O lateral-direito Samuel Xavier, com um edema na coxa direita, é desfalque certo. Ele sentiu a lesão no clássico contra o Vasco e sequer viajou com o restante do elenco para a capital mineira, pois fará tratamentos intensivos no departamento médico para conseguir voltar a atuar no final de semana diante do Cuiabá. Guga será o titular neste jogo.

    No ataque, Keno segue de fora e Lima continua como titular, com Germán Cano ficando isolado na frente. O atacante John Kennedy, que vem entrando na maioria dos jogos, também não irá atuar porque está suspenso. Deixa de ser uma boa opção ofensiva.

    Últimas