Neste sábado (08), a Cruz da Esperança, símbolo da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro para o Jubileu 2025, inicia a peregrinação na região de Petrópolis. A primeira parada será no Morro da Oficina, um dos locais mais impactados pela tragédia de 2022.
A Cruz chegará ao local às 10h, seguida da celebração de uma missa às 10h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Joel Portella Amado, na Paróquia Santo Antônio, no Alto da Serra.
O Padre Alexander de Brito Silva, pároco da Paróquia Santo Antônio e Coordenador Diocesano de Pastoral, explicou que a Cruz da Esperança está percorrendo as dioceses do Estado do Rio de Janeiro e, desde o dia 1º de fevereiro, está na Diocese de Petrópolis.
“Ela está levando uma mensagem de fé e esperança às comunidades mais carentes e aos locais marcados pelo sofrimento. Em Petrópolis, a peregrinação começa no Morro da Oficina, onde aconteceu a tragédia de 2022”, comentou Padre Alexander.
Além de igrejas, a Cruz visitará hospitais, escolas, casas de recuperação de dependentes químicos e praças, além de áreas afetadas por tragédias recentes. O objetivo, segundo a diocese, é reforçar o seu significado como um símbolo de superação e salvação, especialmente para aqueles que enfrentam momentos de dor e desafios.
“Essa Cruz é missionária, não ficará parada. Queremos levar essa mensagem a todo o povo, para além da Igreja, mostrando que Jesus é a nossa esperança”, explicou o pároco do Alto da Serra.
Uma Cruz marcada pelo sofrimento do povo
Além de seu valor espiritual, a Cruz da Esperança também carrega elementos simbólicos que representam o sofrimento da população. Em sua estrutura vazada, foram inseridos objetos significativos, como: Terra do Morro da Oficina, simbolizando as vidas perdidas na tragédia; uma bala perdida, em memória das vítimas da violência; uma imagem de um feto, recordando os desafios da vida e da dignidade humana.
A peregrinação atende ao chamado do Papa Francisco, que convida a Igreja a estar “em saída”, indo ao encontro dos mais necessitados.
“Nos locais de sofrimento, Cristo se faz presente. Essa Cruz quer lembrar a todos que o sofrimento não tem a última palavra, mas sim a ressurreição e a esperança”, ressaltou o sacerdote.
A presença da Cruz da Esperança tem emocionado comunidades por onde passa, renovando a fé e proporcionando um momento de reflexão e fortalecimento espiritual para os fiéis.
Programação da Peregrinação em Petrópolis:
Data: 8 de fevereiro de 2025
10h00 – Chegada da Cruz ao Morro da Oficina
10h30 – Missa presidida pelo bispo Dom Joel Portella Amado
12h00 – Bênção da Cruz Memorial na Igreja Matriz do Alto da Serra
13h30 – Visita da Cruz ao Abrigão do Alto da Serra
16h30 – Envio e entrega da Cruz da Esperança para a Catedral São Pedro de Alcântara
Leia mais notícias de Petrópolis e região: