• Reflexo da crise: cresce 10% número de alunos da rede municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2021 18:41
    Por Janaína do Carmo

    A crise econômica provocada pela pandemia da covid-19 trouxe reflexos também na rede pública de educação. Sem dinheiro para manter as mensalidades nas escolas particulares, as famílias procuraram as unidades do município para matricular os filhos. De acordo com dados da Prefeitura de Petrópolis, os colégios da rede municipal tiveram um aumento de 10% nas inscrições da pré-matrícula deste ano.

    O período de inscrições começou em dezembro de 2020 e terminou no dia 15 deste mês. Segundo dados divulgados pela Prefeitura, a rede municipal recebeu 1.397 inscrições na pré-matrícula de 2021. No entanto, desde agosto de 2020 mais 260 novas matrículas foram feitas na rede – oriundas tanto da rede particular quanto de alunos que vieram de outros municípios.

    Somando os alunos que pediram transferência de outras unidades e as pré-matrículas recebidas, a rede municipal chega a 1657 novas matrículas nesse período entre agosto de 2020 e janeiro de 2021. Já durante a pré-matrícula 2019 para 2020 foram registrados 1.516 novas inscrições, ou seja, 141 alunos a mais nas unidades do município.

    O resultado final das matrículas da rede municipal, com os nomes dos estudantes e as escolas onde deverão ser matriculados, será disponibilizado no site da Prefeitura nesta quinta-feira (21). Segundo o governo municipal, assim que o resultado final for divulgado, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com o Departamento de Matrículas para efetivar a inscrição.

    Preferencialmente, o agendamento poderá ser feito pelo e-mail seematriculaadistancia@gmail.com. Mas a Prefeitura também vai disponibilizar um número de WhatsApp para a efetivação da matrícula e envio dos documentos necessários. Nesse caso, o responsável poderá entrar em contato (a partir do dia 21 de janeiro) pelo número 2246-8685. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo telefone 2246-8683.

    Para a efetivação da matrícula, os pais ou responsáveis devem enviar cópias da Certidão de Nascimento do aluno; Declaração escolar e o CPF dos responsáveis. O ano letivo de 2021 começa no dia 4 de fevereiro na rede municipal de educação, no entanto, ainda não há uma definição por parte da Prefeitura se aulas retornam de forma presencial ou se continuam no sistema on-line.

    Últimas