• Crise dos ônibus: linhas podem mudar de empresa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/jan 04:24

    O direcionamento de linhas hoje operadas pela Petro Ita e Cascatinha, empresas deficitárias, para outras viações pode ser o início da solução para a crise no transporte, que se arrasta há anos com uma piora significativa após o incêndio na garagem dessas empresas em maio de 2023. A meta seria destinar 17 linhas hoje operadas pela Petro Ita à Cidade Real. Mas, para isso a empresa, que opera desde 2012 na cidade, precisa colocar em funcionamento 35 ônibus dentro do ‘prazo de validade’ e aprovados em vistoria. A Cidade Real tem hoje 82 veículos, entre ônibus urbanos e executivos, que atendem diariamente 46 linhas.

    Modelo de 2022

    Essa transferência de linhas foi o modelo encontrado em junho de 2022 quando a Viação Cidade das Hortênsias passou a operar oito linhas de ônibus na comunidade do Carangola, substituindo a Cascatinha. Isso foi definido com a precariedade do sistema e porque a CDH, localizada no Carangola, teria as condições ideais para manter as linhas considerando a localização e a bala na agulha para colocar ônibus em condições de rodar. A estratégia com as linhas da Petro Ita seria semelhante já que a Cidade Real tem garagem na entrada do Independência e assumiria linhas deste bairro e de localidades próximas e/ou no Quitandinha.

    Data marcada

    Oficialmente, a prefeitura não fez nenhum anúncio, mas à boca miúda corre a informação que a operação seria sacramentada logo na primeira semana de fevereiro, aproveitando o Carnaval para a adaptação das mudanças.

    Mudança de planos

    Confirmada, a mudança vai por outro rumo que se ventilava no ano passado que era ‘rifar’ a Cascatinha, a empresa a ir pior das pernas, e tentar ‘salvar’ a Petro Ita, já que são do mesmo grupo empresarial.  Por outro lado com este novo arranjo de abrir mão de alguns itinerários, a Petro Ita ainda teria 44 linhas a operar e ganharia fôlego para tentar se recuperar e participar de uma licitação no ano que vem quando entram em concorrência também as linhas da Cascatinha.

    Contagem

    E Petrópolis está há 260 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    E a CPTrans erra até quando tá certa… Tá correta a operação reboque? Claro! Mas deu polêmica o reboque que passou o rodo ontem na Paulo Barbosa. Muitos acreditam que a sinalização no local é ineficiente e confunde o motorista que não sabe os horários permitidos do rotativo que compartilha vagas com carga e descarga.

    Acompanhando de perto

    A empresa que venceu a licitação para a reforma do Trono de Fátima, a Imperial Soluções Elétricas, é a mesma do Natal Imperial 2022, aquela em que a árvore da Praça da Liberdade ficou pronta na antevéspera de 25 de dezembro. Melhor ficar de olho porque ela tem seis meses para concluir a intervenção no Trono de Fátima.

    Sem concorrência

    Falando em licitação, a RP12 do empresário Rodrigo Paiva, foi a única a querer pegar a batata quente, ops, quer dizer, organizar a Bauernfest 2024. Foi habilitada em uma licitação sem concorrentes ontem e ficará responsável pela captação de patrocínio e a programação cultural da festa. Pelo menos desta vez a prefeitura conseguiu licitar com cinco meses de antecedência.

    Bem longe do ideal

    A gente feliz em saber que o Caminhão da Saúde, parceria entre a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana vai oferecer 480 consultas até sexta-feira, estacionado na Praça da Inconfidência, para reduzir a fila de espera. Mas, o ideal mesmo era que as consultas fossem feitas nos postos e hospitais para o cidadão não ter que ficar na praça esperando o médico para ser atendido num consultório móvel.

    A Comunidade Ahmadia Muçulmana reuniu lideranças políticas e sociais de Petrópolis para celebrar o Ano Novo. A confraternização ocorreu no sábado, na Mesquita Baitul Awal, tendo como anfitrião o Imã Wasim Ahmad Zafar. Imã Ihtsham Ahmad Moman, missionário da filial da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Rio de Janeiro, também marcou presença, assim como o secretário Geral da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Nadeem Ahmad Tahir. Representaram a Tribuna no encontro o diretor-presidente Francisco de Orleans e Bragança (foto) e o editor Victor Carneiro.

    Sessão extra

    Lotação esgotada nas sessões de 17h e 19h, no domingo, Padre Patrick vai fazer mais uma, no mesmo dia, às 21h, no Teatro Imperial. Sensação nas redes sociais, o ‘padre do momento’, prima pelo bom humor no contato com os fiéis.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas