Moradores de diversas regiões de Itaipava vêm relatando falhas na coleta de lixo. Em Santa Mônica, o caminhão deveria recolher os resíduos no sábado (01) e na terça (04), mas, segundo os relatos, não passou em nenhum dos dias. O problema também se repete na Vargem dos Marmelos, onde as lixeiras estão lotadas.
O morador Diogo Magliano relata que, em toda a extensão da Estrada das Arcas, há o sinal da falta do serviço. De acordo com ele, há locais onde os cachorros estão revirando os resíduos. “Está cheio de saco de lixo em frente às lojas, porque era dia de passar lixo e não passou”, afirmou.
A falta de regularidade na coleta também tem sido pauta em outros locais. No Morin, também há reclamações que o caminhão de lixo diminuiu a frequência do serviço.
Atualmente, a coleta é feita por meio de um contrato emergencial firmado junto à Justiça, após desentendimentos entre a Prefeitura e a empresa anterior. No entanto, o município tem tido dificuldades com o pagamento do acordo, assinado por meio da Comdep, onde chegou a afirmar estado de “completa penúria financeira”.
Por outro lado, o transbordo do lixo também encareceu. O contrato emergencial fez o valor quase triplicar.
Leia também: Perto do fim do contrato emergencial, licitações do lixo ainda estão indefinidas
Procurada, a Prefeitura de Petrópolis não respondeu até o fechamento desta matéria.