As lojas Charlotte e Uber Clothes, que compartilham o mesmo espaço na Rua do Imperador, foram vítimas de uma invasão neste final de semana. O criminoso acessou o local onde ambas funcionam abrindo um buraco no teto. As proprietárias contam que encontraram o espaço sujo e revirado na manhã desta segunda-feira (03).
“Nada foi levado, pois não tinha dinheiro no caixa. Só estava tudo revirado. Estamos aguardando o pedreiro chegar para descobrirmos o valor exato que será o prejuízo para consertar o que foi quebrado”, contou a proprietária da Charlotte, Bruna Carvalho.
Além do prejuízo do conserto, as proprietárias também devem perder alguns dias de venda devido a ação criminosa. Às segundas, o espaço já costuma ficar fechado para manutenção. No entanto, devido aos problemas, só será possível reabrir na quinta-feira (06).
A suspeita de Bruna é que o bandido conseguiu acesso ao teto pelos fundos da loja, em uma porta que leva a uma espécie de sótão.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), Petrópolis registrou 15 roubos a estabelecimentos em 2024. O total de furtos e roubos subiu 18,5% e 14,7%, respectivamente, em comparação a 2023.
Em nota, a Polícia Militar informou que o combate aos roubos e furtos tem sido uma das principais metas de atuação do comando da Corporação. Para a PM, o crime citado pode ser enquadrado nos crimes de oportunidade, em que os criminosos se aproveitam de brechas no policiamento para realizar o delito.
“Nesse contexto é importante pontuar que tais ações são cometidas muitas vezes por pessoas em situação de vulnerabilidade social, apresentando um alto índice de reincidência em que muitos casos, os criminosos ou os menores de idade envolvidos nesse tipo de modalidade criminosa, são conduzidos diversas vezes pelo mesmo tipo de delito”, diz a nota.
O 26º Batalhão de Polícia Militar disse que trabalha em parceria com as delegacias de Polícia Civil para localizar e prender os envolvidos nesse tipo de crime. O BPM também ressaltou a importância de acionamento das equipes pelo 190 ou o app RJ 190, assim como o registro nas delegacias, o que proporciona um direcionamento das análises das manchas criminais locais mais preciso e efetivo, segundo a nota.
A Tribuna aguarda retorno da Polícia Civil.
Leia mais notícias de Petrópolis e região: