Crimes de estelionato disparam durante a pandemia, Petrópolis tem aumento de 39% neste ano
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) apontam um aumento de 39,2% no crime de estelionato em Petrópolis. O levantamento é feito com base nos registros de ocorrência das duas delegacias de Polícia Civil da cidade – 105ª DP (Retiro) e 106ª DP (Itaipava). Ao todo, foram registrados 1.062 ocorrências, número superior ao que foi registrado em todo o ano de 2020, quando foram 763 ocorrências.
Novembro foi o segundo mês no ano, que mais agrupou registro de estelionato foram 149 ocorrências, enquanto em novembro de 2020 foram 65, um aumento de 129,2%. O segundo mês que mais teve ocorrências de estelionato foi agosto com 173 registros. Golpes financeiros dispararam durante a pandemia, o ano de 2020 teve 40,5% a mais de ocorrências do que em 2019.
A Secretaria de Polícia Civil do Estado do Rio, em parceria com o Procon RJ, lançou no ano passado a “Cartilha contra Crimes Virtuais” para orientar a população sobre como evitar cair em golpes virtuais e proteger dados pessoais e senhas no acesso à internet.
Crimes contra vida
Em Petrópolis houve aumento de 22,7% no número de homicídios comparado ao ano passado. Foram 27 até novembro deste ano e 22 em todo o ano passado. Já em novembro, não houve registro de homicídio. O crime de estupro foram 5 registros no último mês, dois a menos do que em novembro do ano passado, quando foram 7. Nos onze meses deste ano, as duas delegacias registraram 92 ocorrências de estupro, apenas duas a menos do que em todo o ano passado, quando foram 94.