• Criatividade e reinvenção no novo mundo das compras

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  • 03/12/2020 13:17

    A pandemia de coronavírus fez com que profissionais de diversas áreas se reinventassem. No comércio, com lojas e shoppings fechados, foi preciso muita criatividade para encontrar novas formas de vender. O ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira (4), mostra o condomínio que virou shopping, a padaria digital, a confeccionista que vai até os clientes e as compras de feira e mercado feitas por mensagem de celular.

    “A pandemia mudou nossa vida. O medo e a incerteza atingiram em cheio o nosso dia a dia. Mas histórias incríveis também aconteceram e as pessoas souberam fazer desses tempos difíceis um momento de força, superação e otimismo. Vale a pena conhecer essa gente que resistiu com garra”, diz a repórter Isabela Assumpção.

    No prédio que virou shopping, um grupo de mensagens pelo celular é o lugar mais indicado para oferecer e adquirir rodutos e serviços. Refeições, aperitivos, sobremesas, doces, roupas e máscaras estão entre as ofertas. Uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Locomotiva aponta que durante a pandemia, a compra e venda entre vizinhos disparou: 53% das pessoas receberam oferta de produto ou serviço de quem mora no seu entorno e 32% fecharam negócio. O pequeno comércio de bairro teve crescimento de 69%.

    Com o cancelamento dos casamentos, uma costureira especializada em roupas de noivas e madrinhas passou a fazer pijamas para os vizinhos. Já a dona de uma pequena loja de presentes abriu na internet grupos de incentivo aos pequenos comerciantes locais. O sucesso foi tão grande que choveram pedidos de outros bairros e ela já criou 23 grupos. Nesse ano atípico, até os shoppings precisaram encontrar soluções para não deixar as crianças decepcionadas e sem a presença do Papai Noel.

     

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