• Criatividade ajuda a criar renda na Pascoa

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  • 25/03/2018 07:00

    Em uma data comemorativa tão importante para tantos brasileiros como é a páscoa, muita gente aproveita para presentar familiares e pessoas queridas. A páscoa movimenta não só o mercado de chocolate tradicional, como estimula pequenos e médios empreendedores a investirem em produtos especiais para este período. Então, opções e, principalmente, criatividade é o que não falta. 

    A procura por produtos diferenciados nesta época tem crescido nos últimos anos. Chocolates artesanais estão ganhando mais espaço e, com preços mais acessíveis e melhor qualidade. A Moulin Brown, marca de brownie já bastante conhecida entre os petropolitanos, também está apostando neste mercado. Neste ano, a novidade é o ovo de páscoa de brownie.

    “A ideia do ovo de brownie surgiu de uma necessidade de investir também na páscoa. Como somos um mercado de chocolate, fomos pesquisando para descobrir formas de nos adaptarmos a páscoa e descobrimos os ovos de brownie. Logo na primeira semana que anunciei, já recebi várias encomendas”, disse a proprietária da marca, Carine Moulin.

    Os ovos que levam brownie na casca e no recheio, são feitos em quatro sabores: Nutella, Leite Ninho, doce de leite e brigadeiro. Os ovos de 250 gramas variam entre R$ 40 e R$ 45, dependendo do sabor. Segundo Carine, a novidade está atraindo muito amantes de brownie. Inclusive, a marca inaugurou recentemente sua primeira loja fixa, na Rua 16 de Março, na Galeria Gelli. 

    Assim como a Carine, a empreendedora Gisele Carius também aposta nas novidades. Há 10 anos no ramo de alimentos, Gisele oferece uma recheada gama de ovos e produtos de chocolate neste período. Neste ano, a novidade é o Ovo trufado sabor Jurupinga, isso mesmo, a famosa bebida a base de vinho. Tem trufado de caipirinha, outros são acompanhados de uma latinha de cerveja, corações de chocolate e os infantis que vão com brindes.  

    Mas segundo Gisele, os preferidos são os clássico: recheados com Nutella e trufados. Os preços variam entre R$ 7 e R$ 65, o que tem o valor mais alto leva o recheio de nutella e pesa 750g. No ano passado, a doceira conta que foram utilizados quase 100kg de chocolate, quando começou eram cerca de 8kg. Esse aumento nas vendas, segundo ela, está relacionado a preferência do consumidor por produtos caseiros com mais qualidade. 

    "O chocolate industrializado não tem o mesmo sabor do caseiro. O feito em casa tem mais dedicação e é mais caprichado. Os meu ovos de 750g, por exemplo, sempre pesam mais que isso, porque são mais bem feitos", destacou Gisele. 

    Apesar do grande volume de encomendas, Gisele garante que os pedidos feitos até nesta semana ficaram prontas até a Páscoa. Toda a lista de produtos podem ser encontrados an sua página no facebook. 

    Muita gente aproveita a páscoa para tirar uma renda extra

    Além da paixão pelo chocolate, muita gente aproveita a data para fazer demonstrações de carinho a familiares e pessoas queridas. Pensando nesse público, a Maria José Camara e seu esposo Valmir Camara, investem na produção de bichos de pelúcia, que são uma bela lembrança para quem não quer presentear apenas com chocolate. 

    Maria José conta que a ideia começou há 12 anos, quando sua cunhada apresentou um molde de um coelhinho de pelúcia e sugeriu que fizessem para conseguir uma renda extra. Os coelhos foram aperfeiçoados e agora além de faturar uma renda extra, é uma tradição da família Camara. 

    As pelúcias são feitas com a contribuição de toda a família: o pai que faz os moldes, a cunhada e a avó que costuram, a mãe que monta e até os filhos que ajudam nas vendas. Os coelhos são um porta-treco, que podem ser recheados com os chocolates. Valmir conta que a procura é grande, principalmente, para presentear as crianças. No começo faziam sob encomenda, mas agora nos sábados nas vésperas da páscoa, eles saem pela cidade vendendo as pelúcias, que custam R$ 39.

    "Começamos a produzir logo depois do carnaval, no ano passado fizemos cerca de 120.  E nesse ano ainda estamos produzindo. Vamos sair na véspera da páscoa para vender em supermercados e até no Centro da cidade, as pessoas gostam muito", contou.

    Ainda que tenha variedade, o tradicional não sai do gosto popular

    Na Fábrica de Chocolates Patrone, uma das mais antigas da cidade, os tradicionais bombons de licor são os mais procurados. Com tantos anos de existência, a fábrica guarda histórias de muitos visitantes que foram até lá e lembram com carinho das visitas na infãncia. 

    "Hoje a maioria dos clientes que vem aqui são pessoas, entre 30 e 40 anos, que já vem com os filhos para contar as histórias de quando vinham aqui com as excursões de escola. Lembram um chocolate em especial,ou alguma coisa que marcou na visita", contou a proprietária Fátima Possato. 

    Assim como costume nessa época, Fátima conta que a procura começa mesmo na última semana, porque muita gente acaba deixando para a última hora. Apesar de toda variedade que o mercado oferece, a Patrone se mantém com as especialidades próprias da marca. "Neste ano estamos mantendo os mesmos preços do ano passado, e a expectativa é que o movimento aumente nessa próxima semana, como costuma acontecer", disse.  


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