Crianças que participam do Proerd são “policiais por um dia” no batalhão da PM
Meninas e meninos que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) tiveram uma manhã diferente nesta sexta-feira (10). Vinte e três crianças que mais se destacaram na redação final do curso conheceram o 26º Batalhão da Polícia Militar e foram “policiais por um dia”. Ao todo, 350 alunos da rede municipal de ensino se formaram no Proerd neste ano.
Os estudantes conheceram as instalações da unidade, viaturas operacionais, atividades da Polícia Militar e almoçaram no Cassino dos Oficiais. Como pequenos oficiais, as crianças vestiram coletes da PM e posaram ao lado dos militares.
Para o Comandante do 26º BPM, Cel PM Henrique, essas ações de Polícia de Proximidade, são positivas porque promovem um laço maior da sociedade com a Polícia Militar. “Nada se compara ao sorriso e alegria de uma criança”, disse.
Nesta semana, 350 alunos de 20 escolas da rede municipal de ensino da Educação Infantil de séries iniciais e do 5º ano do Ensino Fundamental se formaram no Programa. Diferente dos anos anteriores, as solenidades foram realizadas nas unidades escolares, devido aos protocolos sanitários em função da pandemia de covid-19.
O Programa atua há 29 anos nas escolas para conscientizar os estudantes sobre as consequências físicas, sociais e legais do uso das drogas. E prepara os jovens para resistir às pressões de grupos que incentivam o uso dos entorpecentes, o trabalho dos policiais é fundamental na formação de crianças e jovens e na conscientização para o não uso de drogas.