• Cremerj começa a vacinar médicos de todas as idades a partir de segunda-feira na cidade do Rio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/05/2021 09:05
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Médicos de todas as idades poderão receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, na próxima semana, de 17 a 21 de maio, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), em Botafogo – localizado na Zona Sul da cidade. A ação é em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que está cedendo as doses. Para receber a aplicação, é necessário realizar o agendamento pelo site do conselho, a fim de garantir o distanciamento social.

    “Divulgamos esta etapa com muita felicidade, pois lutamos muito por este dia. Desde o início do ano, temos reivindicado a imunização de todos os médicos e, finalmente, podemos anunciar que o Cremerj abrirá as suas portas com a possibilidade de vacinar todos os colegas que ainda não tiveram a chance de ser imunizados”, afirma o presidente do Cremerj, Walter Palis.

    Mais de uma centena de médicos morreram no Rio de Janeiro em decorrência da Covid-19 e é, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o estado que mais perdeu profissionais até o momento. “Tivemos perdas irreparáveis de renomados especialistas e o caminho para evitar que isso continue é com a vacinação, que é o que temos de mais eficaz contra o novo coronavírus”, complementa Palis.

    Paralelamente à campanha de vacinação, o Cremerj promove o programa Vacina Solidária – ação em combate à fome. Já foram arrecadadas cerca de quatro toneladas de alimentos não perecíveis que estão sendo doados para instituições de caridade. Os médicos que forem se vacinar e desejarem podem fazer suas doações.

    Vacinação para acadêmicos de medicina

    O Cremerj se uniu à Associação dos Estudantes de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Aemed) para encaminhar um documento a todos os municípios do estado reivindicando a imunização contra Covid-19 para os acadêmicos que estão atuando em unidades de saúde. A ação é motivada por conta da ausência dos estudantes no calendário de vacinação dos profissionais da saúde.

    Além disso, há a preocupação com a saúde dos acadêmicos, já que eles também estão fortemente expostos à contaminação, e com o prejuízo no aprendizado devido à suspensão de algumas atividades práticas, por conta da pandemia.

    A Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), a Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj) e o Departamento de Planejamento em Saúde do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF) também são favoráveis à vacinação dos acadêmicos.

    Últimas