• Creci-RJ registra 49 autuações pelo exercício ilegal em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis em 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/01/2021 10:48

    O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-RJ) divulgou um balanço das operações realizadas pela fiscalização nos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis e adjacências no ano de 2020. No ano passado foram registradas 49 autuações pelo exercício ilegal da profissão nas cinco operações realizadas em Petrópolis (21 autuações) e Teresópolis (19 autuações) no último ano e nas duas operações realizadas em Nova Friburgo (09 autuações).

    A pandemia do coronavírus trouxe inesperados desafios para todos os setores e serviços, mas no âmbito do Conselho, a fiscalização, com planejamento e comprometimento estabeleceu uma atuação estratégica para combater o maior número de ilegais durante 2020, mesmo com restrição de deslocamento durante parte do ano.

    Em 2020 foram 2.535 autuações pelo exercício ilegal da profissão em todo o estado,. Dessa forma, o Conselho segue firme no cumprimento de uma das atribuições principais que é o de combater a ilegalidade, valorizando o corretor de imóveis e defendendo a sociedade nas negociações imobiliárias. Outro número de destaque é que no último ano 508 processos foram encaminhados ao Ministério Público referentes ao exercício ilegal da profissão.

    Para chegar a esses números em um ano tão atípico foi preciso estabelecer uma atuação digital intensiva, buscando as ilegalidades e fazendo as diligências. O alto número de autuações também é reflexo das denúncias efetuadas pelos corretores de imóveis e pela sociedade contra aqueles que praticam a ilegalidade.

    “O combate ao exercício ilegal da profissão é uma prioridade, representando a ação mais importante praticada pelo Conselho no sentido de auxiliar a população evitando golpes nas negociações imobiliárias. É importante alertar a sociedade de sempre procurar um corretor de imóveis, devidamente registrado no Conselho”, destaca o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia.

    O Creci-RJ disponibiliza, através de seu portal, link para que a sociedade possa verificar se uma pessoa é ou não corretora de imóveis. Basta acessar www.creci-rj.gov.br, na seção Busca de Corretores e Imobiliárias.

    Canais de contato para denúncias contra os ilegais:

    Portal: www.creci-rj.gov.br, link Denúncia ou Representação
    E-mail:fiscalizacao@creci-rj.gov.br
    Tel: (21) 3514-1835/ (21) 3514-1836
    Whatsapp: (21) 99103-2133

    Últimas