• Crase x horas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/01/2020 12:42

    Começo este artigo agradecendo a todos pelos comentários, felicitações e sugestões. Escolhi para hoje a questão do uso de acento grave indicativo de crase antes de horas pela confusão que provoca. Assim como ocorre com a abreviatura de horas, a presença de “crase”, ou não, também dá o que falar.

    Na escola aprendemos que existem apenas três casos de crase obrigatória: 1) em locuções adverbiais, conjuntivas ou prepositivas com palavras femininas. Ex.: Falou à vontade; Vire à direita; 2) Na expressão ” à moda de”, mesmo que a palavra moda esteja “oculta”. Ex.: bife à milanesa; 3) Na indicação de horas, para informar horário. Ex.: Chegarei às 15h; a sessão começará às 19h.

    Comecemos pela definição. Crase é um termo grego ‘krâsis’ que significa ação de misturar elementos que se combinam num todo, fusão de sons vocálicos. Na Fonética, na Gramática e na Linguística, é a fusão ou contração de dois sons vocálicos idênticos em um só. Esse fenômeno ocorre na evolução das línguas românicas, das quais o nosso idioma é originário.

    O caso mais comum de crase é a fusão da preposição ‘a’ com o artigo definido feminino ‘a’. Exemplificando: o verbo ‘ir’ exige a preposição ‘a’ (vou a algum lugar) e o substantivo ‘praia’ pede o artigo ‘a’ (a praia). Ficamos assim: Vou a a praia. Para não ocorrer duplicidade do ‘a’ na escrita, usamos o acento ‘grave’ (nome do acento gráfico) indicativo de crase. Resultado: vou à praia.

    Quando a palavra ‘hora’ ou ‘horas’ vier precedida da preposição ‘a’ e do artigo ‘a’ ou ‘as’. Isso ocorre, geralmente, quando indicamos o horário de algum evento, pois é comum a presença da preposição ‘a’ e do artigo ‘a’, nos obrigando a fazer a indicação de crase. “A sessão começa às 15h.” Eu usei a palavra ‘geralmente’ porque existem casos nos quais a crase não é necessária. Quando usamos a preposição ‘de’, sem a contração com o artigo ‘a’, a indicação do horário ficará desta forma: ‘abriremos de 9h a 17h'(sem crase); se usarmos com o artigo: ‘abriremos das 9h às 17h” (com indicação de crase).

    Havendo outra preposição, por exemplo, após, desde, entre ou para, não há necessidade de usar a preposição ‘a’, permanecendo apenas o artigo. Vamos aos exemplos: “começaram desde as 18h”; “cheguei após as 12h”, e assim por diante. Com a preposição “até”, o uso da preposição ‘a’ é opcional, ou seja, você pode escolher: “vou até a praia” ou “vou até à praia”; “espero por você até as 10h” ou “espero por vocês até às 10h”.

    Se você quiser quantificar as horas passadas, não deverá ocorrer crase. Observe: “As 7 horas se passaram sem que eu percebesse”. Aqui existe apenas a presença do artigo definido feminino, pois estou contando as horas e não indicando o horário.

    Achou confuso? Veja alguns exemplos com o uso de crase. “Ele retornou às 4h da manhã.” “As sessões começam às quinze horas.” “Meu médico atende das 11h30min às 16h.” Agora, sem o uso de crase: “Ele esperou por quatro horas”; “ela esperou por você desde as nove horas”; “caminharemos de 8h a 10h da manhã”; “fiz doze horas de jejum”.

    Resumindo, sempre que houver a necessidade de uso da preposição ‘a’ seguida do artigo definido ‘a’, devemos usar o acento grave indicativo de crase (`). Por outro lado, quando estivermos contando o número de horas, sem crase.

    Últimas