• CPTrans mantém testes de trânsito na R. Montecaseros nesta quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/01/2018 12:00

    A CPTrans realiza nesta quinta-feira (25) o segundo dia de testes de trânsito na Rua Montecaseros. As alterações viárias incluem proibição de conversão à esquerda e contorno de todo o tráfego pela Praça Oswaldo Cruz. O objetivo é analisar qual o impacto dessas alterações no trânsito, considerando as mudanças propostas pela Companhia. Na quarta (24), os técnicos da companhia estiveram no local e realizaram uma série de mudanças viárias, considerando nove opções de sinalização, entre 15h e 18h. Os resultados foram computados e serão agregados às novas informações obtidas nos testes desta quinta-feira.

    No primeiro dia de mudanças foi possível referendar, por exemplo, a utilização da mão dupla em toda extensão da Montecaseros. Também foram analisados o tempo médio gasto no trânsito neste horário – dado que será comparado ao período que um veículo leva de um ponto ao outro sem às mudanças. Na ação desta quarta, no entanto, o acesso à Fabrício de Mattos, em ambos os sentidos, foi mantido. Alguns testes novos serão realizados nesta quinta e outros poderão ser repetidos.

     “Todas essas mudanças levam em conta, principalmente, o tempo de transporte público – que é a nossa prioridade. A intenção é diminuir às retenções, fazendo com que os veículos mantenham uma velocidade constante porque toda vez que um veículo para e arranca faz com que o tempo de todo o trânsito aumente. Então, após esse teste vamos analisar os dados e ver qual a melhor opção para este local levando em conta, também os dados dos GPS dos ônibus”, explica o especialista em engenharia de tráfego, direto técnico operacional da CPTrans, Luciano Moreira.

    Um levantamento realizado pela CPTrans aponta que a Rua Montecaseros chega a receber, em períodos de pico, mais de 1,6 mil veículos por hora. Destes, cerca de 160 são ônibus. Os testes serão realizados em condições climáticas favoráveis, podendo ser adiados em caso chuva, quando a equipe precisa ser deslocada para cuidar de outras áreas onde há retenção de tráfego.

    Mudanças que poderão ser testadas

    Entre os testes previstos para ocorrer é a alteração no acesso e saída da Rua Fabrício de Matos. Os motoristas que estiverem saindo do Centro Histórico não poderão fazer a conversão à esquerda, sendo necessário seguir pela Rua Montecaseros e retornar na Rua Carlos Gomes. Já quem sair do bairro Valparaíso deverá acessar a Rua Montecaseros no sentido Centro. Os motoristas que tiverem como destino os bairros Mosela e Bingen, por exemplo, terão como opção retornar na Rua Frei Rogério, atrás da igreja do Sagrado Coração de Jesus, ou na Praça da Liberdade. Além dessas mudanças, os veículos que seguirem do Bingen com destino aos distritos. Os motoristas serão orientados a acessar a Rua Francisco Manoel até a Avenida Piabanha.

    Para as mudanças, a Companhia vai utilizar gradis, pedestais e placas para sinalização das vias. Agentes estarão no local orientando os motoristas. A operação poderá ser adiada caso não haja condições climáticas favoráveis.

    Operação Binário visa melhorar trânsito nas Duas Pontes e Ponte Fones

    Na próxima semana, quarta (31) e quinta-feira (1º) estão previstos testes, também, nas ruas Coronel Veiga, Olavo Bilac e General Rondon, no Quitandinha. O objetivo é avaliar as mudanças que poderão ser feitas para melhorar a fluidez do trânsito nos cruzamentos das Duas Pontes e da Ponte Fones. De acordo com a Companhia, a previsão é que mais de oito quilômetros de vias tenham alguma intervenção nesta etapa dos estudos.

    Últimas