
CPTrans estima lucro de R$ 2,1 milhões com gestão da Rodoviária do Bingen para 2026
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes estima um lucro de R$ 2,1 milhões em 2026 com a gestão do Terminal Rodoviário Governador Leonel Brizola, a Rodoviária do Bingen. É o que diz a previsão de receitas e despesas feita pela CPTrans para o Orçamento do próximo ano, que já foi enviado para análise da Câmara Municipal. O governo municipal estima obter receita de R$ 4.883.476,62, enquanto as despesas para a operação do espaço estão orçadas em R$ 2.699.448,80, gerando saldo positivo de R$ 2.184.027,82. Como Partisans anteciparam há algumas semanas, a Rodoviária tem algumas fontes de receita de fato interessantes, como o estacionamento, o aluguel do posto de gasolina e a taxa de embarque. E esse lucro pode ser ainda mais potencializado. Isso porque muitas lojas hoje estão fechadas, um potencial que não está 100% explorado. Como vários setores da economia, o espaço sofreu com a redução de passageiros durante a pandemia do Coronavírus, e até agora não se recuperou totalmente.
Total de despesas da CPTrans pode chegar a R$ 43 milhões
Com relação aos demais terminais (a CPTrans administra a antiga Rodoviária do Centro e as estações de Corrêas e Itaipava), é estimada uma receita de apenas R$ 756 mil. Não foi especificado o custo destes espaços, mas toda a despesa operacional da companhia está precificada em R$ 4,14 milhões para 2026. Aliás, o alto custo é um ponto de atenção para uma empresa que tenta a duras penas terminar o ano no “zero a zero”: só as despesas estão orçadas em R$ 43,3 milhões. A despesa com pessoal e encargos encabeça a lista, seguido dos custos operacionais, despesas administrativas, com veículos, financeiras e tributárias. Também chama a atenção o custo com o transporte escolar em áreas de difícil acesso – a CPTrans contrata ônibus específicos para realizar estes serviços, orçado em R$ 20 milhões para o ano que vem.
Desfile da Independência esvaziado
Amanhã tem o tradicional desfile de 7 de Setembro e nós não podemos deixar de observar aqui: o desfile cívico já foi mais movimentado no Centro e, principalmente, nos bairros. Há algumas décadas, havia uma grande mobilização que fazia a festa das famílias dos alunos e também do comércio local. Com o tempo, a “semana da Pátria” foi esvaziando e, hoje, até mesmo na Rua do Imperador o movimento não é mais o mesmo.
Só sei que nada sei
Ontem foi mais um dia de incerteza quando o assunto é Turp. Incerteza para os rodoviários, que mais uma vez não sabem se vão receber no horário certo e têm que pressionar a empresa. Incerteza para os usuários do sistema, que têm que ficar ligados nas redes sociais para saber se o ônibus vai funcionar ou se vai ter greve. E incerteza até para o presidente da CPTrans. Na tarde de ontem, Luciano Moreira foi às redes sociais para dizer o seguinte: “não deve ter paralisação hoje”. Se até ele acha que não “deve” ter greve, imagine você o povo…
Fake news ou ameaça real?
A Turp disse nas redes sociais que as notícias sobre uma possível paralisação são “fake news com o intuito de provocar crise no sistema”. Mas, na verdade, a instabilidade para os rodoviários e a falta de comunicação clara da empresa sobre os pagamentos, chegando todo mês no limite, também contribui para essa ameaça de crise constante.
Inventário
Depois de arrumada a bagunça feita no Centro Administrativo, Partisans aguardam ansiosamente a lista dos documentos que foram furtados pelos bandidos que invadiram as secretarias de Obras e Planejamento.
Tudo certo, falta só funcionar
Aliás, a Turp veio a público dizer que deu certo o teste com o ônibus elétrico, usado depois da Bauernfest na linha do Terminal Itaipava. O veículo funcionou bem, a autonomia deu certo, o carro se comportou direitinho, motoristas e passageiros gostaram da novidade. Tudo certo. Agora falta só comprar e rodar. Sobre isso eles não falaram, não.
Atestado
Quem escapou da tensa reunião entre Prefeitura e 4ª Vara Cível sobre a questão do Sehac, que contou com puxão de orelha da promotora Vanessa Katz e entre Doutor Jorge e Fábio Júnior foi… o secretário de Saúde, Luís Cruzick. Estava com influenza. A essa altura, ele deve até ter respirado aliviado de ter pegado só um resfriado com aqueles sintomas como moleza no corpo e voz rouca…
Pajelança
Ontem foi mais um dia de trabalho pra você? Pois é… Mas não para o novo trio-ternura da esquerda, composto pelo ex-prefeito Bomtempo, pelo vereador Léo França e pelo dono do PT estadual, Washignton Quaquá. Os lulistas sextaram queimando uma carne de porco ao lado de lideranças como o prefeito de Areal, Gutinho Bernardes (que, com uma gestão bem aprovada, conseguiu ser reeleito com folga e sem sustos no ano passado), o ex-prefeito de Teresópolis, Arlei Rosa (que foi cassado por má gestão dos recursos previdenciários) e o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello.

Contagem
Estamos há 2 anos, 3 meses e 30 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.